Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Simone Santos dept_BR
dc.contributor.authorHuppes, Mariana Luzia Calipt_BR
dc.date.accessioned2025-02-05T06:37:53Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284713pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa busca explorar a temática Infância e Natureza, analisando a Educação Infantil como um território de reconexão com o ambiente natural e investigando caminhos para desemparedar as crianças na escola. O conceito de desemparedamento, cunhado por Léa Tiriba, é analisado a partir dos estudos da autora, destacando-se como uma proposta pedagógica que visa romper com os limites físicos e culturais impostos às crianças, promovendo experiências de aprendizado mais integradas com a natureza. Dessa maneira, a modalidade de pesquisa adotada neste trabalho de conclusão de curso caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e de caráter descritivo, pois pretende descrever e compreender as seguintes questões: 1) É possível que a escola seja um lugar de encontro com a natureza? 2) O que significa desemparedar a infância? e 3) Qual o papel das escolas frente a situação de emergência climática que enfrentamos? Os resultados indicam a importância de integrar o ambiente natural no currículo das Escolas de Educação Infantil. Os achados demonstram também que práticas pedagógicas que se conectam com a natureza contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Por fim, conclui-se a importância da relação das crianças com a natureza, pois além do desenvolvimento integral, o desemparedamento oportuniza uma maior consciência ambiental entre as crianças, contribuindo para a preservação e cuidado com a natureza. Destaca-se a importância de promover uma prática educativa que provoque vivências e experiências com e na natureza, tornando as escolas espaços de encontros e aprendizagens com o ambiente natural.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleEducação infantil como lugar de encontro com a natureza : caminhos para desemparedar as crianças na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001241051pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem