Educação infantil como lugar de encontro com a natureza : caminhos para desemparedar as crianças na escola
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Simone Santos de | pt_BR |
dc.contributor.author | Huppes, Mariana Luzia Cali | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T06:37:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/284713 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca explorar a temática Infância e Natureza, analisando a Educação Infantil como um território de reconexão com o ambiente natural e investigando caminhos para desemparedar as crianças na escola. O conceito de desemparedamento, cunhado por Léa Tiriba, é analisado a partir dos estudos da autora, destacando-se como uma proposta pedagógica que visa romper com os limites físicos e culturais impostos às crianças, promovendo experiências de aprendizado mais integradas com a natureza. Dessa maneira, a modalidade de pesquisa adotada neste trabalho de conclusão de curso caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e de caráter descritivo, pois pretende descrever e compreender as seguintes questões: 1) É possível que a escola seja um lugar de encontro com a natureza? 2) O que significa desemparedar a infância? e 3) Qual o papel das escolas frente a situação de emergência climática que enfrentamos? Os resultados indicam a importância de integrar o ambiente natural no currículo das Escolas de Educação Infantil. Os achados demonstram também que práticas pedagógicas que se conectam com a natureza contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Por fim, conclui-se a importância da relação das crianças com a natureza, pois além do desenvolvimento integral, o desemparedamento oportuniza uma maior consciência ambiental entre as crianças, contribuindo para a preservação e cuidado com a natureza. Destaca-se a importância de promover uma prática educativa que provoque vivências e experiências com e na natureza, tornando as escolas espaços de encontros e aprendizagens com o ambiente natural. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Educação infantil como lugar de encontro com a natureza : caminhos para desemparedar as crianças na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001241051 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
