Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.contributor.authorMartini, Rafaela Bellissimopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-05T06:37:43Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284697pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo Identificar e refletir sobre um conjunto de obras literárias didáticas do Ensino Fundamental anos finais (6º, 7º, 8º e 9º anos) aprovada no último Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2024, observando a pertinência da Lei 10.639/2003 para uma melhor compreensão de como a disciplina de Geografia aborda a “História e Cultura Afro-Brasileira”. O método utilizado foi a reflexão qualitativa de conteúdos selecionados de livros didáticos amplamente adotados nas escolas de Educação Básica. Os resultados mostram que, embora haja um aumento na inclusão de temas relacionados à cultura afro-brasileira, ainda persistem lacunas significativas na profundidade e na diversidade dessa abordagem. A maioria dos livros analisa superficialmente as contribuições afro-brasileiras, sem promover uma discussão crítica sobre as relações raciais e suas implicações na sociedade contemporânea. Conclui-se que, apesar dos avanços significativos decorrentes da legislação, é essencial que as editoras e os educadores façam um esforço consciente para integrar de forma mais eficaz esses temas nos currículos, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa. O fortalecimento das relações étnico-raciais no ambiente escolar é crucial para a formação de uma consciência crítica e para a valorização da diversidade cultural.pt_BR
dc.description.abstractThe research aims to evaluate the approach to ethnic-racial relations in the Geography textbook, after the implementation of Law 10.639/03, which makes the teaching of Afro-Brazilian History and Culture mandatory in schools. The method used was the qualitative analysis of content selected from textbooks widely adopted in Basic Education schools. The results show that, although there is an increase in the inclusion of themes related to Afro-Brazilian culture, there are still significant gaps in the depth and diversity of this approach. Most books superficially analyze Afro-Brazilian contributions, without promoting a critical discussion about race relations and their implications in contemporary society. It is concluded that, despite the significant advances resulting from legislation, it is essential that publishers and educators make a conscious effort to more effectively integrate these themes into curricula, promoting a more inclusive and equitable education. Strengthening ethnic-racial relations in the school environment is crucial for the formation of critical awareness and the appreciation of cultural diversity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationsen
dc.subjectTextbooken
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.titleEducação básica e as relações étnico-raciais : avaliação do livro didático de Geografia após a implementação da Lei 10639-03pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240893pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem