Estudo de materiais de apoio ao professor do PNLD 2018 Objeto Literário para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental : formação para a leitura literária
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho analisa alguns materiais de apoio ao professor disponibilizados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Objeto Literário 2018, focando especificamente nos livros de literatura infantil destinados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral é identificar o tipo de leitura proporcionada por esses materiais, observando se eles promovem práticas para uma leitura literária estética ou predominantemente linguística e utilitária. Para tanto, a pesquisa a ...
Este trabalho analisa alguns materiais de apoio ao professor disponibilizados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Objeto Literário 2018, focando especificamente nos livros de literatura infantil destinados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral é identificar o tipo de leitura proporcionada por esses materiais, observando se eles promovem práticas para uma leitura literária estética ou predominantemente linguística e utilitária. Para tanto, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com uma metodologia documental e bibliográfica, incluindo análise dos materiais de apoio ao professor, tendo como apoio o edital do PNLD Literário 2018 e o Guia Digital do PNLD. Os resultados indicam que, embora o PNLD 2018 inclua livros de literatura infantil diversos, a maioria dos materiais de apoio ao professor analisados oferece propostas pedagógicas com foco linguístico, em vez de priorizar a leitura literária. As atividades sugeridas enfatizam aspectos técnicos e interdisciplinares, como o ensino da ortografia e a aplicação de conhecimentos de outras disciplinas, em detrimento da interpretação literária e do desenvolvimento do gosto pela leitura. Esses achados reforçam a necessidade de uma reformulação dos editais do PNLD Literário, para que se privilegie de maneira mais efetiva a leitura literária nas escolas públicas, contribuindo assim para o fortalecimento do senso crítico e da formação de leitores literários. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
