Show simple item record

dc.contributor.authorSilveira, Valéria da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.date.accessioned2025-02-01T06:58:14Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2183-3958pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284628pt_BR
dc.description.abstractCom base na Análise do Discurso materialista fundada por Michel Pêcheux, nesta pes-quisa qualitativa foi realizado um trabalho analítico-discursivo que implicou dar a ver na materi-alidade da linguagem o funcionamento do discurso, reconhecendo o modo como dizeres de um Projeto Político Pedagógico (PPP), de uma escola de Educação Infantil situada no litoral norte do Rio Grande do Sul, registram as atuações do social na linguagem em relação à noção de discurso. O PPP, reelaborado no ano de 2019, se constitui em documento no qual circulam sentidos e sa-beres relacionados à Educação Infantil, docência e criança. Os recortes decorreram de uma estra-tégia de observação do corpus empírico que considerou o que foi dito em excesso, possibilitando a identificação de regularidades no fio do discurso e a constituição de duas Famílias Parafrásticas (FP): Criança-Projeto e Criança-Potência, inscritas na Formação Discursiva Infância (FDI). Bus-cou-se compreender processos discursivos, repetições, pré-construídos, elementos que constituem a memória do dizer. A partir das análises, foi possível reconhecer que o discurso do PPP estabelece diferentes relações com o discurso de grupos outros que têm se dedicado a estudar a criança – so-ciólogos, psicólogos, antropólogos, médicos, juristas, religiosos, educadores, políticos. Assim sendo, foi considerada a relação do que é dito em um discurso com o que é dito em outro, do que derivou a identificação não apenas de que algo fala antes, em outro lugar, independentemente, mas também de relações antagônicas entre diferentes sentidos de criança.pt_BR
dc.description.abstractBased on Materialist Discourse Analysis founded by Michel Pêcheux, this qualita-tive research undertakes an analytical-discursive approach to unveil the functioning of discourse through the materiality of language. It examines how the discourse of a Pedagogical Political Project (PPP) from a preschool located in the northern coast of the state of Rio Grande do Sul, Brazil, re-flects the social dimensions of language in relation to discourse. The PPP, revised in 2019, serves as a document in which meanings and knowledge about early childhood education, teaching, and chil-dren circulate. Excerpts were selected using an empirical observation strategy focusing on what was excessively articulated, allowing for the identification of regularities within the discourse thread and the formation of two Paraphrastic Families (PF): Child-Project and Child-Potential, inscribed in the Childhood Discursive Formation (CDF). The study aimed to understand discursive processes, rep-etitions, pre-constructed elements, and aspects constituting the memory of discourse. The analyses revealed that the PPP discourse interacts with the discourses of other groups dedicated to studying children – sociologists, psychologists, anthropologists, doctors, jurists, religious leaders, educators, and politicians. These interactions highlighted not only the antecedence of meanings articulated elsewhere but also antagonistic relationships among diverse meanings of childhood.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREDIS: Revista de Estudos do Discurso. Porto, Portugalpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectMeaning affiliationsen
dc.subjectParaphrastic familiesen
dc.subjectDiscursive formationen
dc.titleIdeologia e memória na produção de sentidos de criança no discurso de um Projeto Político Pedagógicopt_BR
dc.title.alternativeIdeology and Memory in the Production of Child Meanings in the Discourse of a Pedagogical Political Projec en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001239423pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record