Cyborgs para um futuro ancestral : a transposição de problemas como ação hacker na educação matemática
View/ Open
Date
2024Author
Type
Title alternative
Cyborgs for na ancestral future: the transposition of human rights To mathematical education
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este ensaio teórico objetiva debater a responsabilidade social que a educação matemática (entendida também como as pessoas que a constituem) tem diante do futuro tecnológico a as possibilidades utópicas de se posicionar diante dele. Assim, com essa realidade que se apresenta com a inserção da internet, das redes sociais, dos aplicativos de comunicação instantânea, da Inteligência Artificial e tantos dispositivos e ações tecnológicas em nossas vidas, precisamos compreender/constituir uma héxis ( ...
Este ensaio teórico objetiva debater a responsabilidade social que a educação matemática (entendida também como as pessoas que a constituem) tem diante do futuro tecnológico a as possibilidades utópicas de se posicionar diante dele. Assim, com essa realidade que se apresenta com a inserção da internet, das redes sociais, dos aplicativos de comunicação instantânea, da Inteligência Artificial e tantos dispositivos e ações tecnológicas em nossas vidas, precisamos compreender/constituir uma héxis (postura/disposição) política também como educação matemática. O ato de educar(-se) pela(s) matemática(as) pode assumir a criticidade da transposição de problemas, vislumbrando o estranhamento do que é (im)posto e a conscientização do que está por trás do que se apresenta, ou seja, problematizar o próprio problema é um ato importante para a constituição do bem comum. Nesse ínterim, tomamos como referência a esse bem comum, a Sankofa, filosofia africana, além de ideias e conceitos de povos originários, pois, buscamos perspectivas antropológicas ancestrais para discutimos as concepções de: cyborg, a qual evidencia um tornar-se que já é materializado com ações e dispositivos mundanos; futuro ancestral, como resgate do que não podemos perder de vista; e a própria transposição de problemas, como ação proeminente na educação matemática para questionar o que é vivenciado nas/com as redes sociais, por exemplo. Essas concepções confluem e indicam um educar(-se) pela(s) matemática(s), de forma fluída, com as próprias Tecnologias Digitais (TD). Em especial, neste artigo, exemplificamos suas confluências problematizando o que está por trás de algumas exclusões/inclusões evidenciadas na internet, também, discutidas com o uso da Inteligência Artificial e do Chat GPT, assim como, desveladas em cenas de produtos cinematográficos via Cinema por streaming. Nosso movimento lida com todas essas TD como meios de revelação e sustenta, pela(s) matemática(s), as proposições educacionais apresentadas em prol da transposição de problemas como ação “hacker” para um futuro ancestral. ...
Abstract
This theoretical essay aims to debate the social responsibility that mathematicseducation (also understood as the people who constitute it) has towards the technological future and the utopian possibilities of positioning itself in front of it. Thus, with this reality that presents itself with the insertion of the internet, social media, instant communication applications, Artificial Intelligence and so many technological devices and actions in our lives, we need to understand/constitute a poli ...
This theoretical essay aims to debate the social responsibility that mathematicseducation (also understood as the people who constitute it) has towards the technological future and the utopian possibilities of positioning itself in front of it. Thus, with this reality that presents itself with the insertion of the internet, social media, instant communication applications, Artificial Intelligence and so many technological devices and actions in our lives, we need to understand/constitute a political hexis(posture/disposition) as wellas mathematics education. The act of educating (oneself)through mathematics can assume the criticality of problemstransposing, envisioning the estrangement of what is (im)posed and the awareness of what is behind what is presented, that is,problematizing one's own problem is an important act for the constitution of the common good. In the meantime, we take as a reference to this common good, Sankofa,anAfrican philosophy, in addition to ideas and concepts from original peoples, as we seek ancestral anthropological perspectives to discuss the concepts of: cyborg, which highlights a becoming that is already materialized with worldly actions and devices; ancestral future, as a rescue of what we cannot lose sight of; and the transposition of problems, as a prominent action in mathematics education to question what is experienced on/with social media, for example. These conceptions converge and indicate an education through math(s), in a fluid way, with Digital Technologies (DT). In particular, in this article, we exemplify their confluences by problematizing what is behind some exclusions/inclusions evidenced on the internet, also discussed with the use of Artificial Intelligence, as well as revealed in scenes of cinematographic products throughCinema by streaming. Our movement deals with all these DT as means of revelation and supports, through math(s), the educational propositions presented in favor of problemstransposingas a “hacker” action to an ancestral future. ...
In
Revemat : revista eletrônica de educação matemática. Florianópolis, SC. Edição especial (2024), 22 p.
Source
National
Collections
-
Journal Articles (42354)Humanities (7339)
This item is licensed under a Creative Commons License
