Etnomatemática surda : uma análise de registros sobre práticas docentes de matemática
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Deaf Ethnomathematics: an analysis of records of Mathematics teaching practices
Assunto
Resumo
Neste trabalho, apresento um recorte de minha Tese (Alberton, 2021), na qual tive por objetivo analisar os discursos de professores de Matemática na perspectiva de Etnomatemática Surda. Mostro o conceito “Etnomatemática Surda”, valorizando a construção dos conhecimentos matemáticos em comunidades surdas, articulada à experiência visual e à língua de sinais. Foi desenvolvido o projeto de extensão Educação Matemática para Surdos, realizado em duas edições, com professores de surdos. As análises f ...
Neste trabalho, apresento um recorte de minha Tese (Alberton, 2021), na qual tive por objetivo analisar os discursos de professores de Matemática na perspectiva de Etnomatemática Surda. Mostro o conceito “Etnomatemática Surda”, valorizando a construção dos conhecimentos matemáticos em comunidades surdas, articulada à experiência visual e à língua de sinais. Foi desenvolvido o projeto de extensão Educação Matemática para Surdos, realizado em duas edições, com professores de surdos. As análises foram feitas a partir da noção de discurso desenvolvida por Michel Foucault. Foi possível reconhecer a Etnomatemática Surda a partir de narrativas que evidenciam a valorização das questões culturais na produção do conhecimento matemático. Como resultado, apresento excertos das narrativas dos professores, nos quais foi recorrente a fala sobre a importância da experiência visual dos alunos surdos e da língua de sinais na construção do conhecimento matemático. ...
Abstract
This paper presents part of my Dissertation (Alberton, 2021), in which I aimed to analyze the discourses of Mathematics teachers from the perspective of Deaf Ethnomathematics. I address the concept of “Deaf Ethnomathematics”, emphasizing the construction of mathematical knowledge in deaf communities and articulating it with visual experience and sign language. The extension project called Mathematics Education for the Deaf was carried out in two editions, with teachers of deaf students. The ana ...
This paper presents part of my Dissertation (Alberton, 2021), in which I aimed to analyze the discourses of Mathematics teachers from the perspective of Deaf Ethnomathematics. I address the concept of “Deaf Ethnomathematics”, emphasizing the construction of mathematical knowledge in deaf communities and articulating it with visual experience and sign language. The extension project called Mathematics Education for the Deaf was carried out in two editions, with teachers of deaf students. The analyses were based on the notion of discourse as developed by Michel Foucault. It was possible to recognize Deaf Ethnomathematics in narratives that highlighted the valorization of cultural issues in the production of mathematical knowledge. As a result, I present extracts from the teachers’ narratives in which they recurrently talked about the importance of the visual experience of deaf students and sign language in the construction of mathematical knowledge. ...
Contido em
Espaço. Rio de Janeiro, RJ. N. 61 (jul./dez. 2024), p. 51-61
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41833)Ciências Humanas (7260)
Este item está licenciado na Creative Commons License
