Ensino de história no bairro Rubem Berta : quando as pessoas são o patrimônio
Fecha
2024Autor
Nivel académico
Maestría profesional
Tipo
Materia
Resumo
Esta dissertação discute as possibilidades do ensino de História além dos muros da escola, explorando estratégias para promover encontros dos estudantes com o bairro e a disciplina de História. O estudo aborda o conceito de patrimônio a partir de uma perspectiva centrada nas pessoas, com ênfase em saídas de campo para encontrar pessoas que, devido a seus saberes e fazeres, são considerados patrimônios do bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. A pesquisa se estrutura em torno das questões: "As pes ...
Esta dissertação discute as possibilidades do ensino de História além dos muros da escola, explorando estratégias para promover encontros dos estudantes com o bairro e a disciplina de História. O estudo aborda o conceito de patrimônio a partir de uma perspectiva centrada nas pessoas, com ênfase em saídas de campo para encontrar pessoas que, devido a seus saberes e fazeres, são considerados patrimônios do bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. A pesquisa se estrutura em torno das questões: "As pessoas podem ser consideradas patrimônio do bairro?" e "Como criar narrativas do bairro a partir dos saberes e fazeres dos seus moradores?". Os objetivos principais são: produzir narrativas sobre o bairro Rubem Berta; sensibilizar os estudantes para a valorização das pessoas que formam o bairro e sua relação com o local; discutir o conceito de patrimônio vinculado às pessoas; e elaborar, junto aos alunos, um caderno de saberes do bairro, com base nas histórias e memórias de seus moradores. Para atender esses objetivos foi constituído um grupo de pesquisa que desenvolveu um “Caderno de Orientação para Entrevistas Escolares” e a partir das entrevistas realizadas, produziu o "Caderno de Saberes e Fazeres do Bairro Rubem Berta". O estudo revelou a importância de valorizar os conhecimentos dos estudantes sobre seu entorno, tornando-os protagonistas de suas próprias histórias. Além disso, destacou a relevância de reconhecer as pessoas de bairros muitas vezes marginalizados, evidenciando que seus saberes e fazeres constituem verdadeiros patrimônios culturais. ...
Abstract
This dissertation discusses the possibilities of teaching History beyond the school walls, exploring strategies to promote connections between students, the neighborhood, and the History subject. The study addresses the concept of heritage from a people-centered perspective, with an emphasis on field trips to find people who, due to their knowledge and practices, are considered as the heritage of the Rubem Berta neighborhood in Porto Alegre. The research is structured around the following quest ...
This dissertation discusses the possibilities of teaching History beyond the school walls, exploring strategies to promote connections between students, the neighborhood, and the History subject. The study addresses the concept of heritage from a people-centered perspective, with an emphasis on field trips to find people who, due to their knowledge and practices, are considered as the heritage of the Rubem Berta neighborhood in Porto Alegre. The research is structured around the following questions: "Can people be considered as the heritage of a neighborhood?" and "How can narratives about the neighborhood be created based on the knowledge and practices of its residents?" The main objectives are: to produce narratives about the Rubem Berta neighborhood; to raise students awareness about the value of the people who form the neighborhood and their relationship with the place; to discuss the concept of heritage in relation to the people of the neighborhood; and to create, with the students, a book of knowledge about the Rubem Berta neighborhood based on the stories and memories of the residents. A research group was formed, which developed a "School Interview Guidance Book," and from the interviews conducted, the "Book of Knowledge and Practices of the Rubem Berta Neighborhood" was produced. The study revealed the importance of valuing students knowledge about their surroundings, making them protagonists of their own stories. Moreover, it highlighted the significance of recognizing the people from often marginalized neighborhoods, emphasizing that their knowledge and practices are true cultural heritage. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7585)
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