Formação docente e ensino da leitura na alfabetização
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho visou investigar as principais lacunas de formação didático-pedagógica para o ensino da leitura, conforme percebidas por um grupo de professoras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas. A pesquisa teve como objetivos específicos identificar as lacunas, discutir como o desenvolvimento profissional docente pode contribuir para superá-las e analisar os impactos das mesmas na aprendizagem da leitura nos Anos Iniciais. A metodologia adotada foi quali-quantitativa ...
O presente trabalho visou investigar as principais lacunas de formação didático-pedagógica para o ensino da leitura, conforme percebidas por um grupo de professoras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas. A pesquisa teve como objetivos específicos identificar as lacunas, discutir como o desenvolvimento profissional docente pode contribuir para superá-las e analisar os impactos das mesmas na aprendizagem da leitura nos Anos Iniciais. A metodologia adotada foi quali-quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, com coleta de dados por meio de um questionário online respondido por 23 professoras. Os resultados revelaram ausências significativas em áreas como decodificação, fluência de leitura e mediação de leitura, apesar de um conhecimento satisfatório em aspectos como consciência fonológica e identificação de fonemas. As participantes também destacaram a relevância da formação continuada como ferramenta essencial para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas. O estudo reitera que o investimento no desenvolvimento profissional docente é crucial para minimizar algumas das lacunas formativas e potencializar a qualidade do ensino da leitura. Além disso, aponta a necessidade de ampliação dos currículos dos cursos de Pedagogia, de forma a contemplar conceitos fundamentais para o ensino da leitura, visando preparar da melhor maneira os futuros docentes. Os resultados reforçam a importância de estratégias pedagógicas adaptativas e atualizadas para promover a formação de leitores fluentes e críticos nos Anos Iniciais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1438)
Este item está licenciado na Creative Commons License
