A gestão da rede municipal de educação de Alvorada e as implicações para a gestão democrática
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho pretende contribuir para a problematização a respeito da gestão democrática nas escolas da rede municipal de Alvorada tendo em vista que a escolha dos diretores é feita através de indicação política. É uma pesquisa de campo que realiza um levantamento da legislação educacional vigente e a análise de entrevistas aplicadas a professoras e diretoras da rede de ensino de Alvorada. A análise legal é baseada na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases e Plano Nacional de Educação ...
Este trabalho pretende contribuir para a problematização a respeito da gestão democrática nas escolas da rede municipal de Alvorada tendo em vista que a escolha dos diretores é feita através de indicação política. É uma pesquisa de campo que realiza um levantamento da legislação educacional vigente e a análise de entrevistas aplicadas a professoras e diretoras da rede de ensino de Alvorada. A análise legal é baseada na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases e Plano Nacional de Educação e fundamentação teórica foi baseada em autores que pesquisam sobre a gestão democrática como Libâneo (2007) e Lück (2009). A pesquisa permitiu o entendimento dos mecanismos criados pela legislação a fim de que, independentemente da forma como ocorre a escolha das direções, a democracia esteja presente na prática da gestão escolar. O trabalho de natureza qualitativa, descritiva, teve como campo de investigação quatro escolas da rede municipal de educação do município de Alvorada na qual foram convidados a participar da entrevista os diretores/as e professores/as. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1441)
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