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dc.contributor.advisorManfro, Gisele Guspt_BR
dc.contributor.authorTelles, Bibiana de Borbapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-29T06:45:18Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284049pt_BR
dc.description.abstractDesastres naturais e provocados pelo homem têm impactos significativos na saúde mental de crianças e adolescentes, gerando reações que variam desde medo e ansiedade até transtornos psiquiátricos, como transtorno de estresse agudo, transtorno de estresse pós-traumático, depressão e transtornos ansiosos. Apesar da relevância do tema, muitos pais e cuidadores não se sentem preparados para abordar o tema, o que pode agravar o impacto emocional nas crianças e adolescentes. A psicoeducação é uma estratégia acessível, permitindo maior compreensão sobre as reações esperadas e os sinais de alerta. O trabalho consiste na elaboração de um material de apoio para psicoeducação de pais e de cuidadores, com o objetivo de orientá-los sobre como conversar com crianças e adolescentes a respeito de desastres. Para tanto, foi realizada revisão de literatura técnica disponível em bases como PUBMED e Scielo e de outros materiais psicoeducativos, organização das informações em capítulos e redação com foco em linguagem acessível. Passos futuros envolvem a validação do material por profissionais especializados e sua formatação para ampla disseminação. Espera-se que este guia se torne uma ferramenta prática, auxiliando pais e cuidadores a fornecer suporte emocional às crianças e aos adolescentes, auxiliando na promoção de resiliência e na identificação precoce da necessidade de avaliação profissional, contribuindo para minimizar os impactos psicológicos de desastres.pt_BR
dc.description.abstractNatural and human-made disasters have a significant impact on the mental health of children and adolescents, leading to responses that range from fear and anxiety to psychiatric conditions such as acute stress disorders, post-traumatic stress disorder (PTSD), depression, and anxiety disorders. Despite the importance of this issue, many parents and unprepared to address it effectively, which can exacerbate the emotional impact on children and adolescents. Psychoeducation provides an accessible approach, fostering a better understanding of typical reactions and warning signs. This study describes the development of a psychoeducational guide for parents and caregivers, designed to support them in discussing disasters with children in a sensitive way. The process included a review of technical literature available in databases such as PUBMED and Scielo, as well as other psychoeducational materials. The content was then organized into structured chapters and written in accessible language. Future steps include validating the material with specialized professionals and formatting it for broader dissemination. This guide aims to serve as a practical resource for parents and caregivers, helping them provide emotional support to children and adolescents, foster resilience, and identify when professional intervention is necessary, ultimately mitigating the psychological impacts of disasters.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesastrespt_BR
dc.subjectDisastersen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPsychoeducationen
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleDesenvolvimento de material de apoio para psicoeducação : “Conversando com crianças sobre desastres: um guia prático para pais e cuidadores”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240610pt_BR
dc.degree.grantorHospital de Clínicas de Porto Alegrept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationPrograma de Residência Médica em Psiquiatriapt_BR


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