Show simple item record

dc.contributor.authorIsele, Priscila Castionipt_BR
dc.contributor.authorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-25T07:00:06Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1983-0882pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283958pt_BR
dc.description.abstractEste artigo explora a complexa interseção entre o pensamento computacional, a criatividade e a produção textual no contexto do ensino fundamental II. O estudo aborda uma necessidade crítica na educação contemporânea de integrar habilidades técnicas com o desenvolvimento criativo e linguístico. A partir de uma revisão integrativa de literatura, este artigo destaca lacunas nas abordagens pedagógicas atuais, que frequentemente tratam esses domínios de forma isolada. Para preencher essa lacuna, o artigo propõe uma sequência didática adaptada do modelo de Foohs e Giraffa (2022), concebida para sinergizar esses elementos em um quadro educacional coeso. A sequência proposta incorpora a remidiação de textos autorais dos alunos em narrativas digitais interativas por meio do uso do Scratch, uma linguagem de programação visual. Ao fazer isso, busca-se aprimorar o pensamento computacional dos alunos, ao mesmo tempo em que se fomenta a criatividade e se melhora a capacidade de produzir textos coesos e coerentes. Essa abordagem envolve os alunos nos aspectos técnicos da construção de um algoritmo, e também aprofunda sua compreensão da estrutura narrativa e da expressão. A integração proposta visa formar aprendizes mais completos, equipados com habilidades técnicas e criativas necessárias para os desafios do século XXI.pt_BR
dc.description.abstractThis article explores the complex intersection of computational thinking, creativity, and textual production within the context of Middle school. The study addresses a critical need in contemporary education to integrate technical skills with creative and linguistic development. Drawing from a comprehensive review of existing literature, the research highlights gaps in current pedagogical approaches, which often treat these domains in isolation. To bridge this gap, the article proposes a didactic sequence adapted from the model by Foohs and Giraffa (2022), designed to synergize these elements within a cohesive educational framework. The proposed sequence incorporates the remediation of students' original texts into interactive digital narratives through the use of Scratch, a visual programming language. By doing so, the aim is to enhance students' computational thinking while simultaneously fostering creativity and improving their ability to produce coherent and engaging texts. This approach not only engages students in the technical aspects of coding but also deepens their understanding of narrative structure and expression. The proposed integration aims to develop more well-rounded learners, equipped with the technical and creative skills necessary to meet the challenges of the 21st century.en
dc.description.abstractEste artículo explora la compleja intersección entre el pensamiento computacional, la creatividad y la producción textual en el contexto de la educaciónbásica. El estudio aborda una necesidad crítica en la educación contemporánea de integrar habilidades técnicas con el desarrollo creativo y lingüístico. A partir de una revisión exhaustiva de la literatura existente, la investigación destaca las brechas en las actuales metodologías pedagógicas, que frecuentemente tratan estos dominios de manera aislada. Para llenar este vacío, el artículo propone una secuencia didáctica adaptada del modelo de Foohs y Giraffa (2022), diseñada para sinergizar estos elementosen un marco educativo coherente. La secuencia propuesta incorpora la remediación de textos autorales de los estudiantes en narrativas digitales interactivas mediante el uso de Scratch, un lenguaje de programación visual. Al hacer esto, se busca mejorar elpensamiento computacional de los estudiantes, al mismo tiempo que se fomenta la creatividad y se mejora la capacidad de producir textos coherentes y atractivos. Este enfoque no solo involucra a los estudiantes en los aspectos técnicos de la codificación, sino que también profundiza su comprensión de la estructura narrativa y la expresión. La integración propuesta tiene como objetivo formar aprendices más completos, equipados con habilidades técnicas y creativas necesarias para los desafíos del siglo XXI.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno pedagógico. Curitiba, PR. Vol. 21, n. 12 (2024), e10937, p. 1-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectComputational thinkingen
dc.subjectCreativityen
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectTextual productionen
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectScratchen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSecondary educationen
dc.subjectCoerência textualpt_BR
dc.subjectPensamiento computacionales
dc.subjectCreatividades
dc.subjectProducción textuales
dc.subjectEducación secundaria básicaes
dc.titlePensamento computacional e criatividade na produção textual no ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeComputational thinking, creativity, and textual production within the context of middle school en
dc.title.alternativeEl Pensamiento computacional, la creatividad y la producción textual en el contexto de la educación básica es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001216957pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record