Indicadores da aprendizagem adaptativa em ambientes virtuais de aprendizagem : revisão sistemática da literatura
dc.contributor.author | Sachete, Andréia dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Raquel Salcedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Canto Filho, Alberto Bastos do | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Jose Valdeni de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-24T06:57:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1695-288X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/283783 | pt_BR |
dc.description.abstract | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação atuam como aliadas ao contexto educacional, tornando-o mais dinâmico por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O sistema adaptativo baseia-se em soluções/ferramentas tecnológicas, que permitem customizar os processos de ensino de acordo com as singularidades do estudante. Diante disso, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para elucidar quais indicadores de desempenho educacionais são mais utilizados para guiar a aprendizagem adaptativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Para tanto, adotamos os princípios do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) como protocolo de revisão sistemática, e como suporte operacional utilizamos a ferramenta online Parsifal. A busca inicial nas bases de dados - IEEE, ACM e Scopus - retornou 276 artigos. Após a filtragem baseada no protocolo, restaram 16 artigos que fazem parte do corpus de análise e discussão. Os resultados da RSL indicam que a maioria dos indicadores utilizados para direcionamento das atividades se baseia no acerto e no erro das questões. Isso mostra que ainda há muito a ser implantado no que tange a adaptabilidades de aprendizagem em ambientes virtuais, pois para uma avaliação da aprendizagem mais holística, é necessário considerar um conjunto integrado desses indicadores, e não apenas análises individualizadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Digital Information and Communication Technologies act as partners in the educational context, making it more dynamic through Virtual Learning Environments (VLEs). The adaptive system is based on technological solutions/tools, which allow the customization of teaching processes according to the student's singularities. Therefore, we conducted a systematic literature review (SLR) to elucidate which educational performance indicators best guide adaptive learning in virtual learning environments. To this end, we adopted the principles of Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) as a systematic review protocol, and as operational support, we used the online tool Parsifal. The initial database search - IEEE, ACM, and Scopus - returned 276 articles. After filtering based on the protocol, 16 articles remained part of the analysis and discussion corpus. The RSL results indicate that most of the indicators used to guide activities are based on the correctness and error of the questions. This shows that there is still much to be implemented in learning adaptability in virtual environments; for a more holistic assessment of learning, it is necessary to consider an integrated set of these indicators and not just individualized analyses. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa [recurso eletrônico]. Madri, Espanha. Vol. 23, n. 2 (2024), p. [69]-87. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizagem adaptativa | pt_BR |
dc.subject | Adaptive Learning | en |
dc.subject | Ambientes virtuais de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning indicators | en |
dc.subject | Revisão de literatura | pt_BR |
dc.subject | Virtual learning environments | en |
dc.subject | Personalized teaching | en |
dc.subject | Adaptive environment | en |
dc.title | Indicadores da aprendizagem adaptativa em ambientes virtuais de aprendizagem : revisão sistemática da literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Indicators of adaptive learning in virtual learning environments : systematic literature review | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001209201 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Artigos de Periódicos (42430)Ciências Humanas (7377)