Show simple item record

dc.contributor.authorSachete, Andréia dos Santospt_BR
dc.contributor.authorRossi, Fábio Dinizpt_BR
dc.contributor.authorGomes, Raquel Salcedopt_BR
dc.contributor.authorLoiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2025-01-24T06:57:05Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283759pt_BR
dc.description.abstractEste artigo destaca a importância da cientometria na análise quantitativa da produção intelectual, fornecendo informações sobre impacto, produtividade e tendências na comunidade científica da Revista Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação. Para tanto, utiliza-se a análise de redes sociais, que permite entender as relações de colaboração entre pesquisadores, especialmente em campos multidisciplinares como a informática na educação. A integração da cientometria e da análise de redes sociais aprimora a capacidade de navegar no complexo cenário da produção intelectual, facilitando decisões baseadas em evidências e promovendo uma comunidade científica mais interconectada e colaborativa. Essa abordagem permite a visualização e compreensão das colaborações entre autores, contribuindo para impulsionar a inovação e o progresso no campo da informática na educação, visualizando a influência de pesquisadores, grupos de pesquisa, colaborações e tendências.pt_BR
dc.description.abstractHere’s a refined version of your text: This article highlights the importance of scientometrics in the quantitative analysis of intellectual production, providing insights into the impact, productivity, and trends within the scientific community of Renote Magazine - Revista Novas Tecnologias na Educação. To this end, social network analysis is employed, enabling an understanding of collaborative relationships between researchers, especially in multidisciplinary fields such as information technology in education. The integration of scientometrics and social network analysis enhances the ability to navigate the complex landscape of intellectual production, facilitating evidence-based decision-making and fostering a more interconnected and collaborative scientific community. This approach enables the visualization and comprehension of author collaborations, contributing to the advancement of innovation and progress in the field of computer science in education, while also highlighting the influence of researchers, research groups, collaborations, and emerging trends.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 22, n. 1 (2024), p. 446-455.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial network analysisen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectScientometricsen
dc.subjectCientometriapt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectScientific productionen
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectCollaboration networksen
dc.subjectRenoteen
dc.titleAnálise de redes sociais : mapeando relações entre pesquisadores nos 20 anos da Revista Renotept_BR
dc.title.alternativeSocial network analysis : mapping relationships among researchers in the 20-year history of Renote Journalen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001209473pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record