Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAlves, Eleneide Menezespt_BR
dc.contributor.authorFenner, Roniere dos Santospt_BR
dc.contributor.authorNogueira, Romildo de Albuquerquept_BR
dc.date.accessioned2025-01-24T06:55:51Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1696-8352pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283717pt_BR
dc.description.abstractO Ministério da Educação, através da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e outros documentos,têm prroposto melhorias para o Sistema Educacional Brasileiro. Embora existam controvérsias quanto a BNCC, este documento propõe melhorias no ensino atual baseado em uma prática de conteúdos fragmentados e descontextualizados, por um novo ensino, baseado na visão sistêmica aplicada à sala de aula. Além disso, a BNCC e os demais documentos podem subsidiar os docentes que se dispõem a mudar sua prática, o que significa substituir um ensino baseado no acúmulo de conteúdos pelos alunos, por outras pedagogias que proporcionem um aprendizado significativo. O objetivo dessa pesquisa foi proporcionar uma formação que conduzisse os docentes a implementarem projetos transdisciplinares sobre a temática Nanobiotecnologia em uma perspectiva Trandisciplinar. A temática Nanobiotecnologia foi aplicada na forma de projetos por 6 (seis) docentes de diferentes áreas do saber. As competências desenvolvidas por estes profissionais foram analisadas a partir de questionários e entrevistas sobre os pensamentos linear, sistêmico e complexo, a transdisciplinaridade e o ensino por projetos trandisciplinares. O desenvolvimento dos projetos foi avaliado durante sua implementação em sala de aula e os resultados obtidos mostraram que os docentes desenvolveram várias competências necessárias a execução do projetos transdiciplinares. A conclusão obtida é que a trandisciplinaridade pode auxiliar bastante os docentes em sua prática em sala de aula e o uso de descritores de competências pode ser uma ferramenta útil para orientar o desenvolvimento e a implementação de projetos transdisciplinares e pode contribuir significativamente para melhorar o ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe Ministry of Education, through the BNCC (National Common Curriculum Base) and other documents, have proposed improvements to the Brazilian Educational System. Although there are controversies regarding the BNCC, this document proposes improvements in the current teaching based on a practice of fragmented and decontextualized contents, by a new teaching, based on the systemic view applied to the classroom. In addition, the BNCC and the other documents can subsidize teachers who are willing to change their practice, which means replacing teaching based on the accumulation of content by students, with other pedagogies that provide meaningful learning. The objective of this research was to provide a trainingthat would lead teachers to implement transdisciplinary projects on the theme of Nanobiotechnology in a Transdisciplinary perspective. The Nanobiotechnology theme was applied in the form of projects by 6 (six) teachers from different areas of knowledge. The competencies developed by these professionals were analyzed based on questionnaires and interviews on linear, systemic and complex thinking, transdisciplinarity and teaching by transdisciplinary projects. The development of the projects was evaluated during their implementation in the classroom and the results obtained showed that the teachers developed several competencies necessary for the execution of the transdisciplinary projects. The conclusion obtained is that transdisciplinarity can greatly assist teachers in their practice in the classroom and the use of competency descriptors can be a useful tool to guide the development and implementation of transdisciplinary projects and contributes significantly to improve teaching-learning.en
dc.description.abstractEl Ministerio de Educación, a través del BNCC (Base Curricular Común Nacional) y otros documentos, ha propuesto mejoras al Sistema Educativo Brasileño. Si bien existen controversias en torno al BNCC, este documento propone mejoras en la enseñanza actual a partir de una práctica de contenidos fragmentados y descontextualizados, para una nueva enseñanza, basada en la visión sistémica aplicada al aula. Además, el BNCC y otros documentos pueden apoyar a los docentes que estén dispuestos a cambiar su práctica, lo que significa reemplazar la enseñanza basada en la acumulación de contenidos por parte de los estudiantes, por otras pedagogías que proporcionen aprendizajes significativos. El objetivo de esta investigación fue brindar una formación que conduzca a los docentes a implementar proyectos transdisciplinarios sobre el tema de la Nanobiotecnología en una perspectiva Transdisciplinaria. La temática de Nanobiotecnología fue aplicada en forma de proyectos por 6 (seis) profesores de diferentes áreas del conocimiento. Las competencias desarrolladas por estos profesionales se analizaron a partir de cuestionarios y entrevistas sobre pensamiento lineal, sistémico y complejo, transdisciplinariedad y enseñanza por proyectos transdisciplinarios. El desarrollo de los proyectos se evaluó durante su implementación en el aula y los resultados obtenidos mostraron que los docentes desarrollaron varias habilidades necesarias para la ejecución de los proyectos transdisciplinarios. La conclusión a la que se llega es que la transdisciplinariedad puede ayudar mucho a los docentes en su práctica en el aula y el uso de descriptores competenciales puede ser una herramienta útil para guiar el desarrollo e implementación de proyectos transdisciplinarios y puede contribuir significativamente a mejorar la enseñanza-aprendizaje.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Observatório de La Economia Latinoamericana. Curitiba. Vol. 22, n. 7 (2024), e6006, 121 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNanobiotecnologiapt_BR
dc.subjectTransdisciplinary projectsen
dc.subjectNanobiotechnologyen
dc.subjectProfessor : Formaçãopt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCompetence descriptorsen
dc.subjectProyectos transdisciplinarioses
dc.subjectNanobiotecnologíaes
dc.subjectFormación del profesoradoes
dc.subjectDescriptores de competenciases
dc.titleFormação docente aplicada ao desenvolvimento de projetos transdisciplinares em nanobiotecnologia no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeTeaching training applied to the development of transdisciplinary projects in nanobiotechnology in high school en
dc.title.alternativeFormación docente aplicada al desarrollo de proyectos transdisciplinarios en nanobiotecnología en bachillerato es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001213164pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem