Mudanças curriculares na educação superior em Odontologia : inovações, resistências e avanços conquistados
dc.contributor.author | Lamers, Juliana Maciel de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Baumgarten, Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.author | Bitencourt, Fernando Valentim | pt_BR |
dc.contributor.author | Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T06:53:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-5954 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/283636 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo analisa o desenvolvimento de um currículo integrado de Odontologia orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e baseado na construção de competências em uma universidade pública no sul do Brasil. A articulação das atividades acadêmicas com o mundo do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma das principais mudanças desta proposta curricular. O método de investigação foi predominantemente qualitativo, caracterizando-se como um estudo de caso. O corpus de análise constitui-se pela aplicação de questionários e realização de entrevistas individuais semiestruturadas. Participaram do estudo 59 professores, sete técnicos administrativos e três gestores do curso. Os resultados encontrados qualificam o currículo avaliado quanto à integração entre professores de diferentes departamentos e entre as áreas (interdisciplinaridade); cuidado em saúde humanizado centrado nas necessidades do indivíduo/paciente; estímulo à cidadania; ensino clínico integrado, organizado por complexidade de procedimentos; e estágios supervisionados em cenários de prática do SUS (serviços de Atenção Primária à Saúde, de média e alta complexidade, além da gestão em saúde). A integração curricular, um dos eixos estruturantes do currículo e reconhecida como uma potencialidade, também se estabeleceu como um desafio para a consolidação do processo. A qualificação docente para atuar neste currículo, bem como a avaliação curricular continuada, foram aspectos que se destacaram para o fortalecimento do curso. Potencialidades e desafios são apresentados e discutidos em relação a um modelo curricular integrado em Odontologia, apontando para a necessidade de se repensar permanentemente tal currículo, favorecendo práticas educacionais cada vez mais renovadas e democráticas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da ABENO. São Paulo. Vol. 16, n. 4 (out./dez. 2016), p. 2-18 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação em odontologia | pt_BR |
dc.subject | Universidades | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Mudanças curriculares na educação superior em Odontologia : inovações, resistências e avanços conquistados | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001010161 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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