Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeber, Dorcas Janicept_BR
dc.contributor.authorPepulim, Julia Pereira Hornpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-21T06:54:36Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283581pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa problematiza o ensino do desenho no contexto escolar. Sempre tive o interesse por desenhar, entretanto, esta ação teve altos e baixos, e em muitos momentos sentia que eu não sabia desenhar. Percebi, em meus estágios de docência, que este sentimento é compartilhado por muitos estudantes nas escolas e que o ensino do desenho ainda é muito parecido com as aulas que eu tive enquanto aluna na Educação Básica. Assim, busquei em autoras como Iavelberg, Derdyk e Martins auxílio para compreender como o desenho está presente nas aulas de Artes e como pensar o seu ensino de modo distinto. A partir dos estudos teóricos, foram realizadas algumas experimentações durante o estágio de docência que buscaram desconstruir e ampliar concepções de desenho. Por fim, entendo a importância em seguir desenvolvendo pesquisas e ações nesta direção mesmo que este tema já tenha sido bastante explorado, visto que há um distanciamento entre estudos acadêmicos e a prática escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtes visuais : Ensinopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectEstágio de docênciapt_BR
dc.title"Não sei desenhar" : estratégias para a ampliação do conceito de desenho na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001239836pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples