Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.contributor.authorPrates, Abel dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-01-14T06:53:29Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283328pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo indicar caminhos para elaboração de materiais didáticos voltados ao ensino de Redação ENEM em Curso Pré-Vestibular Popular (PVP). Para isso, buscamos por referenciais dentro do arcabouço teórico da Linguística Aplicada que pensem o ensino de leitura e escrita como prática cidadã, um ideal presente em PVPs. Desse modo, partimos da noção bakhtiniana de gêneros do discurso (Bakhtin, 2016), da organização da prática pedagógica dentro do modelo de sequência didática (SD) proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e das orientações para elaboração de tarefas pedagógicas construídas por Filipouski, Marchi e Simões (2009), Gomes e Santos (2019), Schlatter (2009, 2018) e Simões et al (2012). A partir do repertório levantado, desenvolvemos princípios teórico-metodológicos para elaboração de materiais didáticos voltados ao ensino de Redação ENEM em PVP, quais sejam: contemplar uma abordagem de ensino de leitura e escrita como prática social, com vistas ao aprendizado da redação modelo ENEM; didatizar detalhadamente as atividades pedagógicas; oferecer indicações ao professor para condução das atividades propostas. Na sequência, propomos e analisamos uma tarefa pedagógica proposta para esse fim. Pretendemos com este trabalho auxiliar professores de cursinhos populares a construir e trabalhar com materiais didáticos adequados à prática nesses espaços, bem como colaborar para o estudo sobre o contexto de ensino em PVPs dentro da área dos estudos da linguagem.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to provide guidance on creating ENEM Writing teaching materials for a Popular Pre-University Course (PPC). To do this, we search for references within the theoretical framework of Applied Linguistics considering teaching of reading and writing as a citizenship education, an ideal present in PPCs. In this way, we start from the Bakhtinian notion of speech genres, the organization of pedagogical practice based on the didactic sequence (SD) model proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and the guidelines for developing pedagogical tasks constructed by Filipouski, Marchi and Simões (2009), Gomes and Santos (2019), Schlatter (2009, 2018) and Simões et al (2012). From the repertoire collected, we developed theoretical-methodological principles for the creation of teaching materials aimed at teaching ENEM Writing in PPC such as: contemplating an approach to teaching reading and writing as a social practice, to learn the ENEM model essay; teaching activities in detail; and offering recommendations to the teacher for conducting the proposed activities. With this work, we intend to help teachers of popular courses to build and work with teaching materials suitable for practice in this context, as well as to collaborate in the study of PPCs within the area of language studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPopular pre-university courseen
dc.subjectCurso pré-vestibularpt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectENEM writingen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectPreparation of teaching materialsen
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectTeaching writingen
dc.titleElaboração de materiais didáticos para o ensino de redação do ENEM em curso pré-vestibular popularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208923pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples