Resistência política como dispositivo pedagógico : memórias de estudantes de teatro da UFRGS
Fecha
2019Otro título
Political resistance as didactic device : memories of theater students of UFRGS
Materia
Resumo
O trabalho reflete sobre a formação em teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir de relatos de estudantes do curso de Teatro entre os anos de 1960 e 1973. A partir da metodologia da História Oral (MEIHY; HOLANDA, 2007) são tecidas relações com o contexto histórico do período de formação de cada um dos entrevistados, que abrange um contexto político marcado pela resistência à censura e às perseguições, vigentes no período da ditadura civil-militar brasileira. A reflex ...
O trabalho reflete sobre a formação em teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir de relatos de estudantes do curso de Teatro entre os anos de 1960 e 1973. A partir da metodologia da História Oral (MEIHY; HOLANDA, 2007) são tecidas relações com o contexto histórico do período de formação de cada um dos entrevistados, que abrange um contexto político marcado pela resistência à censura e às perseguições, vigentes no período da ditadura civil-militar brasileira. A reflexão sobre esse aspecto, na perspectiva de teóricos como Foucault (2000) e Larossa (1994), leva a pensar na resistência política como um dispositivo pedagógico de transformação. ...
Abstract
The work reflects on the training in theater at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), based on reports from students of the Theater course between the years of 1960 and 1973. Based on the methodology of Oral History (MEIHY; 2007), relations with the historical context of the period of formation of each of the interviewees are woven, covering a political context marked by resistance to censorship and persecution, in force during the period of the Brazilian civil-military dictators ...
The work reflects on the training in theater at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), based on reports from students of the Theater course between the years of 1960 and 1973. Based on the methodology of Oral History (MEIHY; 2007), relations with the historical context of the period of formation of each of the interviewees are woven, covering a political context marked by resistance to censorship and persecution, in force during the period of the Brazilian civil-military dictatorship. The reflection on this aspect, from the perspective of theoreticians like Foucault (2000) and Larossa (1994), leads to think of political resistance as a pedagogical device of transformation. ...
En
Urdimento. Vol. 1, n. 34 (mar./abr. 2019), p. 187-203Urdimento. Florianópolis: UDESC, 2019. Vol. 1, n. 34 (mar./abr. 2019), p. 187-203
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (42354)Lingüística, Letras y Artes (2935)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
