Explorando a competência de produção oral em francês : uma transposição didática a partir de uma reflexão psicolinguística
dc.contributor.advisor | Graça, Rosa Maria de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Nicole Tomaz do Amaral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T06:56:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/283111 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é realizar a transposição de um modelo de processamento de linguagem, o modelo de Levelt (1993) para o ensino de expressão oral em francês língua estrangeira. Este trabalho inicia com uma revisão teórica de como as principais metodologias e abordagens didáticas para o ensino de línguas tratam a competência de produção oral. Em seguida, é apresentado o modelo de processamento de linguagem a ser estudado, que serve como base teórica para a análise de práticas pedagógicas. Utilizando essa fundamentação teórica, o trabalho propõe dois planos de aula para o ensino de FLE, com ênfase na produção oral. Essas propostas são adaptadas para um público brasileiro de nível iniciante, adulto, visando promover a fluência e a eficácia comunicativa em contextos variados. | pt_BR |
dc.description.abstract | L'objectif de ce travail est de transposer un modèle de traitement du langage, le modèle de Levelt (1993), à l'enseignement de l'expression orale en français langue étrangère (FLE). Ce travail commence par une revue théorique des principales méthodologies et approches didactiques de l'enseignement des langues, en mettant l'accent sur la compétence de production orale. Ensuite, le modèle de traitement du langage à étudier est présenté, servant de base théorique pour l'analyse des pratiques pédagogiques. En s'appuyant sur ce cadre théorique, le travail propose deux plans de cours pour l'enseignement du FLE, avec un accent sur la production orale. Ces propositions sont adaptées à un public brésilien de niveau débutant, adulte, dans le but de promouvoir la fluidité et l'efficacité communicative dans divers contextes. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Processamento de linguagem natural | pt_BR |
dc.subject | Traitement du langage | fr |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | Expressions conventionnelles | fr |
dc.subject | Expressões idiomáticas | pt_BR |
dc.subject | Intentions de communication | fr |
dc.subject | Enseignement et apprentissage du FLE | fr |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Production orale | fr |
dc.subject | Produção oral | pt_BR |
dc.title | Explorando a competência de produção oral em francês : uma transposição didática a partir de uma reflexão psicolinguística | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001218454 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License