Entre páginas e leis : introdução aos direitos humanos na educação de jovens através da literatura
View/ Open
Date
2024Author
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo investiga como temas essenciais para a formação cidadã, especialmente os direitos humanos, podem ser abordados em sala de aula por meio da literatura. Inicialmente, explora-se o conceito de letramento e sua implementação no contexto jurídico, destacando a importância da compreensão crítica além da leitura literal das leis, bem como sua possível prática na docência. A relação entre literatura e direitos humanos é enfatizada, mostrando que a arte literária pode promover empatia ...
O presente estudo investiga como temas essenciais para a formação cidadã, especialmente os direitos humanos, podem ser abordados em sala de aula por meio da literatura. Inicialmente, explora-se o conceito de letramento e sua implementação no contexto jurídico, destacando a importância da compreensão crítica além da leitura literal das leis, bem como sua possível prática na docência. A relação entre literatura e direitos humanos é enfatizada, mostrando que a arte literária pode promover empatia e conscientização sobre injustiças sociais. Esta pesquisa propõe analisar uma obra literária que evoca esses sentimentos, demonstrando a aplicação desta abordagem para formar cidadãos críticos e engajados. Por fim, entendemos que a literatura pode agir como uma poderosa suscitadora de sensibilização a respeito de valores ético-sociais, e deve ser parte integral de uma educação que se pretende humanitária. ...
Resumen
El presente estudio investiga como temas esenciales para la formación ciudadana, especialmente los derechos humanos, pueden ser abordados en el aula a través de la literatura. Inicialmente, se explora el concepto de letramento y su implementación en el contexto jurídico, destacando la importancia de la comprensión crítica más allá de la lectura literal de las leyes, así como su posible práctica en la docencia. Se enfatiza la relación entre literatura y derechos humanos, mostrando que el arte li ...
El presente estudio investiga como temas esenciales para la formación ciudadana, especialmente los derechos humanos, pueden ser abordados en el aula a través de la literatura. Inicialmente, se explora el concepto de letramento y su implementación en el contexto jurídico, destacando la importancia de la comprensión crítica más allá de la lectura literal de las leyes, así como su posible práctica en la docencia. Se enfatiza la relación entre literatura y derechos humanos, mostrando que el arte literario puede promover empatía y concienciación sobre las injusticias sociales. Esta investigación propone analizar una obra literaria que evoca estos sentimientos, demostrando la aplicación de este enfoque para formar ciudadanos críticos y comprometidos. Por último, entendemos que la literatura es una herramienta poderosa para la educación y la sensibilización sobre valores sociales y éticos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Espanhol: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License