Imagem-cor em Millennium Mambo
dc.contributor.author | Macedo, Lennon Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Diniz, Felipe Maciel Xavier | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Alexandre Rocha da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-25T06:53:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1807-8931 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282892 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem duas questões que lhe são caras: uma de cunho mais geral, que é a busca por uma concepção do cinema a partir de suas materialidades, e outra de cunho mais específico, que é compreender de que maneira um filme de Hou Hsiao-hsien produz afetos a partir do agenciamento de suas materialidades. Temos, então, duas seções demarcadas neste artigo: a primeira faz um percurso desde o conceito de Representâmen em Peirce, passando pela apropriação deleuzeana do conceito para formular sua Imagem-afecção até chegar ao conceito de Afeto articulado a partir de Deleuze e dos teóricos do Cinema de Fluxo. Num segundo momento, para melhor compreendermos a maneira como um Afeto se manifesta a partir do filme Millennium Mambo (2001), delimitamos a cor como o elemento expressivo mais relevante na produção afetiva realizada pelo filme, o que nos leva a pensar a cor a partir de suas características qualitativas e afetivas, como Deleuze elabora no conceito de imagem-cor. | pt_BR |
dc.description.abstract | This essay has two issues that are dear to it: one is more of a general issue, which is the search for a concept of cinema that covers it's very own materiality, and the other is more specific, which is to understand how a Hou Hsiao-hsien's film can produce affects through the assemblage of it's own materialities. Therefore, we have two sections in this essay: the first walks the route from Peirce's Representamen, passing through Deleuze's reading of the concept to state his Affection-Image until reach a concept of Affect vocalized by Deleuze and the theoreticians of the Flow Cinema. In the second section,to better understand the way how Millennium Mambo (2001) produce an Affect, we set out the color as the most relevant expressive factor in affective production of the film, which take us to think about the color in a qualitative and affective way, just like Deleuze thinks about it with the concept of Color-Image. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Temática. João Pessoa, PB. Vol. 12, n. 11 (nov. 2016), p. 149-166 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Flow Cinema | en |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Semiotics | en |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Affection-Image | en |
dc.subject | Affect | en |
dc.subject | Color | en |
dc.title | Imagem-cor em Millennium Mambo | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001012679 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40977)Applied and Social Sciences (4187)