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Narrativas digitais interativas na formação de professores
dc.contributor.author | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-25T06:52:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-0882 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282885 | pt_BR |
dc.description.abstract | No segundo semestre de 2022, foi oferecido um curso híbrido de aperfeiçoamento a professores em formação, composto por voluntários e estudantes de diversas licenciaturas de uma instituição de ensino superior. O curso tinha como objetivo incentivar a autoria de contos em linguagem natural escrita na norma padrão e o desenvolvimento do pensamento computacional através da tradução e remidiação desses contos para narrativas digitais interativas utilizando o Scratch. O estudo baseou-se em um referencial teórico sobre a produção de textos criativos e pensamento computacional, aplicando estratégias previstas em uma sequência didática para abranger todo o processo de autoria e tradução/remidiação. A análise de conteúdo dos dados gerados revelou que os participantes se apropriaram das técnicas de escrita criativa e das estratégias de pensamento computacional, apesar de enfrentarem dificuldades relacionadas à coesão textual, ao uso de paralelismo e à compreensão de conceitos de programação. As revisões e reescritas foram essenciais para melhorar a fluidez e a clareza das narrativas produzidas. Entre as dificuldades encontradas, destacam-se problemas com referenciais anafóricos e paralelismo, além da necessidade de adaptar o vocabulário ao público-alvo. No contexto da programação, os participantes enfrentaram desafios com a criação e movimentação de clones e a utilização de variáveis globais, mas superaram esses obstáculos ao longo do curso. Os resultados deste estudo sugerem que a integração de práticas de escrita criativa e pensamento computacional pode enriquecer os currículos de formação de professores, melhorando suas habilidades em ambas as áreas. A combinação dessas práticas promove a construção de narrativas digitais interativas coesas e acessíveis, demonstrando a eficácia das estratégias didáticas aplicadas. Estudos futuros podem explorar o impacto dessas práticas em diferentes contextos educacionais e faixas etárias, bem como avaliar o desenvolvimento a longo prazo dos alunos que participam dessas atividades. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the second semester of 2022, a hybrid improvement course was offered to pre-service teachers, comprising volunteers and students from various teaching degrees at a higher education institution. The course aimed to encourage the authorship of stories in natural language written in standard form and the development of computational thinking through the translation and remediation of these stories into interactive digital narratives using Scratch. The study was based on a theoretical framework on the production of creative texts and computational thinking, applying strategies outlined in a didactic sequence to encompass the entire process of authorship and translation/remediation. Content analysis of the generated data revealed that participants appropriated techniques of creative writing and computational thinking strategies, despite facing difficulties related to textual cohesion, the use of parallelism, and the understanding of programming concepts. Revisions and rewrites were essential to improving the fluency and clarity of the produced narratives. Among the difficulties encountered were problems with anaphoric references and parallelism, as well as the need to adapt the vocabulary to the target audience. In the context of programming, participants faced challenges with the creation and movement of clones and the use of global variables but overcame these obstacles throughout the course. The results of this study suggest that integrating practices of creative writing and computational thinking can enrich teacher education curricula, enhancing their skills in both areas. The combination of these practices promotes the construction of cohesive and accessible interactive digital narratives, demonstrating the effectiveness of the applied didactic strategies. Future studies may explore the impact of these practices in different educational contexts and age groups, as well as assess the long-term development of students participating in these activities. | en |
dc.description.abstract | En el segundo semestre de 2022, se ofreció un curso de desarrollo híbrido a profesores en formación, formado por voluntarios y estudiantes de diversos programas de grado de una institución de enseñanza superior. El objetivo del curso fue fomentar la autoría de cuentos cortos en lenguaje natural escritos en la norma estándar y el desarrollo del pensamiento computacional a través de la traducción y remediación de estos cuentos cortos en narrativas digitales interactivas utilizando Scratch. El estudio se basó en un marco teórico sobre la producción de textos creativos y el pensamiento computacional, aplicando estrategias planteadas en una secuencia didáctica para cubrir todo el proceso de autoría y traducción/remediación. El análisis de contenido de los datos generados reveló que los participantes se habían apropiado de técnicas de escritura creativa y estrategias de pensamiento computacional, a pesar de enfrentarse a dificultades relacionadas con la cohesión textual, el uso del paralelismo y la comprensión de conceptos de programación. Las revisiones y reescrituras fueron esenciales para mejorar la fluidez y claridad de las narraciones producidas. Entre las dificultades encontradas estaban los problemas con las referencias anafóricas y el paralelismo, así como la necesidad de adaptar el vocabulario al público destinatario. En el contexto de la programación, los participantes se enfrentaron a dificultades con la creación y el desplazamiento de clones y el uso de variables globales, pero superaron estos obstáculos a lo largo del curso. Los resultados de este estudio sugieren que la integración de las prácticas de escritura creativay pensamiento computacional puede enriquecer los currículos de formación de profesores al mejorar sus competencias en ambas áreas. La combinación de estas prácticas promueve la construcción de narrativas digitales interactivas cohesionadas y accesibles, demostrando la eficacia de las estrategias didácticas aplicadas. Futuros estudios podrían explorar el impacto de estas prácticas en diferentes contextos educativos y grupos de edad, así como evaluar el desarrollo a largo plazo de los estudiantes que participan en estas actividades. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Caderno Pedagógico. Curitiba, PR. Vol. 21, n. 1, (2024), p. 3075-3092 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Creative Writing | en |
dc.subject | Digital Narratives | en |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Computational Thinking | en |
dc.subject | Remediation | en |
dc.subject | Escritura creativa | es |
dc.subject | Narrativas Digitales | es |
dc.subject | Pensamiento computacional | es |
dc.subject | Remediación | es |
dc.title | Narrativas digitais interativas na formação de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | Interactive digital narratives in teacher education | en |
dc.title.alternative | Narrativas digitales interactivas en la formación del profesorado | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001216619 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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