Show simple item record

dc.contributor.authorBulegon, Ana Marlipt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-24T06:55:56Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282829pt_BR
dc.description.abstractNo intuito de analisar as contribuições dos objetos de aprendizagem (OA) para ensejar o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes a partir de aulas de Física, elaboramos um conjunto de atividades de aprendizagem com o uso de OA referente ao conteúdo de Termodinâmica. As atividades foram organizadas no modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) de acordo com o Ciclo de Kolb. Essas foram encapsuladas no eXe Learning e disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle aos estudantes de Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Os resultados deste trabalho indicam que o uso dos OA, inseridos nas atividades de aprendizagem, contribuíram para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, como: atenção, observação, avaliação, análise crítica, justificativa, importância, utilidade prática, síntese, entre outras.pt_BR
dc.description.abstractIn order to analyze the contributions of learning objects (LO) to raise the development of critical thinking in students in physics classes, we have developed a set of learning activities with the use of LO about the content of Thermodynamics. The activities were organized in the methodological model of the Three Pedagogical Moments (TMP) according to the cycle of Kolb. These were encapsulated in eXe Learning and available in Moodle to high school students in a public school in Rio Grande do Sul. The results of this study indicate that the use of LOs, inserted in learning activities, have contributed to the development of critical thinking skills such as attention, observation, evaluation, critical analysis, justification, importance, practical utility, synthesis, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 21, n. 3 (2015), p. 743-763.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning objectsen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectCritical thinkingen
dc.subjectLearning activitiesen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.titleContribuições dos objetos de aprendizagem para ensejar o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes nas aulas de Físicapt_BR
dc.title.alternativeContributions of learning objects give to rise the development of critical thinking in students in Physics classes en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001216265pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record