Os arquivos do CUBIC : história, teoria e crítica do circuito universitário da bienal de Curitiba
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação de mestrado aborda o CUBIC - Circuito Universitário da Bienal de Curitiba, em um recorte das suas quatro primeiras edições entre 2013 e 2019. A pesquisa teve como objetivo estabelecer um estudo de caso a partir dos arquivos digitais do CUBIC, em uma metodologia qualitativa baseada em revisão bibliográfica e entrevistas com a curadoria do Circuito. Ela está dividida em dois volumes. O Volume 1: História, Teoria e Crítica, aborda de forma modular três aspectos do Circuito. No Cap ...
Esta dissertação de mestrado aborda o CUBIC - Circuito Universitário da Bienal de Curitiba, em um recorte das suas quatro primeiras edições entre 2013 e 2019. A pesquisa teve como objetivo estabelecer um estudo de caso a partir dos arquivos digitais do CUBIC, em uma metodologia qualitativa baseada em revisão bibliográfica e entrevistas com a curadoria do Circuito. Ela está dividida em dois volumes. O Volume 1: História, Teoria e Crítica, aborda de forma modular três aspectos do Circuito. No Capítulo 1 é contada a sua história de um ponto de vista crítico-social desde seus preâmbulos, incluindo breve história da Bienal de Curitiba; o Capítulo 2 trata da elaboração de uma teoria dos aspectos espaciais do CUBIC, utilizando referenciais da arte sistêmica e da heterotopologia, salientando o espaço público institucional e o aspecto de arte em rede; o Capítulo 3 é um texto crítico de arte, a partir de um recorte curatorial feito para esta pesquisa, focando nas principais questões que emergem das obras de arte apresentadas no decorrer das quatro edições, como a) uma nova geração de artistas mulheres, b) as questões LGBTQIA+ e c) a luta por liberdade em momentos de repressão política. O Volume 2: Mostra de Arquivo e Entrevistas está dividido em duas partes. Da primeira consta uma Mostra de Arquivo, contendo textos curatoriais, registros das exposições, imagens de obras de arte dos portfólios dos artistas e outras documentações. A segunda parte é composta pelas transcrições das entrevistas feitas com quatro das curadoras do CUBIC. O CUBIC é apresentado como um formato inovador e inédito de uma plataforma de exposições e atividades formativas em arte contemporânea no Sul do Brasil e no eixo Mercosul, sendo também relevante para a profissionalização de jovens artistas universitários. Nas entrevistas foram apontados problemas com relação ao financiamento, identidade institucional e possibilidades de emancipação na continuidade do Circuito. Conclui-se a necessidade de ajustes de produção, desenvolvimento do arquivo e estruturação do plano curatorial, que podem fortalecer o Circuito e possibilitar a continuidade de sua atividade de extrema relevância para o campo das artes visuais no sul do Brasil. ...
Resumen
Esta tesis de maestría se centra en el CUBIC - Circuito Universitario de la Bienal de Curitiba, analizando sus cuatro primeras ediciones entre 2013 y 2019. El objetivo de la investigación fue establecer un estudio de caso basado en los archivos digitales del CUBIC, utilizando una metodología cualitativa basada en una revisión bibliográfica y entrevistas con los curadores del Circuito. Se divide en dos volúmenes. El Volumen 1: Historia, Teoría y Crítica aborda de forma modular tres aspectos del ...
Esta tesis de maestría se centra en el CUBIC - Circuito Universitario de la Bienal de Curitiba, analizando sus cuatro primeras ediciones entre 2013 y 2019. El objetivo de la investigación fue establecer un estudio de caso basado en los archivos digitales del CUBIC, utilizando una metodología cualitativa basada en una revisión bibliográfica y entrevistas con los curadores del Circuito. Se divide en dos volúmenes. El Volumen 1: Historia, Teoría y Crítica aborda de forma modular tres aspectos del Circuito. El capítulo 1 cuenta su historia desde un punto de vista crítico-social a partir de sus preámbulos, incluyendo una breve historia de la Bienal de Curitiba; el capítulo 2 aborda el desarrollo de una teoría de los aspectos espaciales del CUBIC, utilizando referencias del arte sistémico y de la heterotopología, haciendo hincapié en el espacio público institucional y en el aspecto del arte en red; El capítulo 3 es un texto crítico de arte, basado en una selección curatorial realizada para esta investigación, centrado en los principales temas que emergen de las obras de arte presentadas durante las cuatro ediciones, como a) una nueva generación de mujeres artistas, b) cuestiones LGBTQIA+ y c) la lucha por la libertad en tiempos de represión política. El Volumen 2: Exposición de Archivo y Entrevistas se divide en dos partes. La primera es una Muestra de Archivo, que contiene textos curatoriales, registros de exposiciones, imágenes de obras de arte de los portafolios de las artistas y otra documentación. La segunda parte se compone de transcripciones de entrevistas con cuatro de los comisarios de CUBIC. El CUBIC se presenta como un formato innovador y sin precedentes para una plataforma de exposiciones y actividades de formación en arte contemporáneo en el sur de Brasil y el eje del Mercosur, y también es relevante para la profesionalización de jóvenes artistas universitarios. Las entrevistas señalaron problemas de financiación, identidad institucional y posibilidades de emancipación en la continuidad del Circuito. La conclusión es que es necesario realizar ajustes en la producción, el desarrollo del archivo y la estructuración del plan curatorial, lo que podría fortalecer el Circuito y permitirle continuar su importantísima actividad en el campo de las artes visuales en el sur de Brasil. ...
Abstract
This master's thesis looks at CUBIC - University Circuit of the Curitiba Biennial, covering its first four editions between 2013 and 2019. The aim of the research was to establish a case study based on CUBIC's digital archives, using a qualitative methodology based on a literature review and interviews with the Circuit's curators. It is divided into two volumes. Volume 1: History, Theory and Criticism takes a modular approach to three aspects of the Circuit. Chapter 1 tells its story from a cri ...
This master's thesis looks at CUBIC - University Circuit of the Curitiba Biennial, covering its first four editions between 2013 and 2019. The aim of the research was to establish a case study based on CUBIC's digital archives, using a qualitative methodology based on a literature review and interviews with the Circuit's curators. It is divided into two volumes. Volume 1: History, Theory and Criticism takes a modular approach to three aspects of the Circuit. Chapter 1 tells its story from a critical-social point of view, from its preambles, including a brief history of the Curitiba Biennial; Chapter 2 deals with the development of a theory of the spatial aspects of CUBIC, using references from systemic art and heterotopology, emphasizing the institutional public space and the aspect of networked art; Chapter 3 is a critical art text, based on a curatorial selection made for this research, focusing on the main issues that emerge from the works of art presented during the four editions, such as a) a new generation of women artists, b) LGBTQIA+ issues and c) the struggle for freedom in times of political repression. Volume 2: Archive Exhibition and Interviews is divided into two parts. The first contains an Archive Show, containing curatorial texts, exhibition records, images of works of art from the artists' portfolios and other documentation. The second part consists of transcripts of interviews with four of CUBIC's curators. CUBIC is presented as an innovative and unprecedented format for an exhibition platform and training activities in contemporary art in the south of Brazil and the Mercosur axis, and is also relevant to the professionalization of young university artists. In the interviews, problems were pointed out in relation to funding, institutional identity and possibilities for emancipation in the continuity of the Circuit. The conclusion is that there is a need for adjustments in production, development of the archive and structuring of the curatorial plan, which could strengthen the Circuit and enable it to continue its extremely important activity in the field of visual arts in southern Brazil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2895)Artes Visuais (476)
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