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Por entre processos de reconhecimento : vivências cyberformativas em ciências
dc.contributor.author | Aranha, Carolina Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Dalcin, Andréia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-24T06:55:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-7505 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282787 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa qualitativa de orientação fenomenológica, que tem por objetivo analisar as dinâmicas de processos de reconhecimentos experienciadas por discentes de Educação do Campo –Ciências da Natureza e Matemática no contexto de vivências cyberformativas. A produção de dados se deu, de forma remota, durante o ano de 2021,no âmbito do Curso de Licenciatura em Educação do Campo –Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, no decorrer das atividades docomponente curricular “Metodologias do Ensino de Ciências e Matemática nas Escolas do Campo”. Fundamentadas nas ideias de Paul Ricoeur, analisamos as narrativas, verbais e não verbais produzidas. Apresentamos, então,três processos de reconhecimento: o reconhecimento-identificação, o reconhecimento de si mesmo e o reconhecimento do outro, com especial atenção voltada ao segundo processo mencionado. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article presents a section of a qualitative research with a phenomenological orientation, aiming to analyze the dynamics of recognition processes experienced by students in Rural Education –Natural Sciences and Mathematics in the context of cyber-formative experiences. Data production took place remotely during the year 2021, within the scope of the Degree Course in Rural Education –Natural Sciences and Mathematics at the Federal University of Maranhão, during the activities of the curricular component "Teaching Methodologies of Science and Mathematics in Rural Schools." Based on the ideas of Paul Ricoeur, we analyzed the narratives, both verbal and non-verbal, produced. We then present three processes of recognition: recognition-identification, self-recognition, and recognition of the other, with special attention given to the second mentioned process | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Areté -Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Manaus. Vol. 22, n. 36, (jan./dez., 2024), e23004, p. 1-19 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Rural education | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.title | Por entre processos de reconhecimento : vivências cyberformativas em ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Among processes of recognition: cyberformative experiences in sciences | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001215868 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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