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dc.contributor.authorAranha, Carolina Pereirapt_BR
dc.contributor.authorDalcin, Andréiapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-24T06:55:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2179-426Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282772pt_BR
dc.description.abstractA Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão(UFMA)iniciou suas atividades em 2009e foi institucionalizada em 2014. No intuito de fomentar discussões, bem como avançar na consolidação dessa licenciatura,nos interrogarmos sobrequaisprincípios orientadoresdo currículo evidenciam-seno Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Licenciatura em Educação do Campo —Ciências da Natureza e Matemáticada UFMA.Norteados por tal interrogação,trazemos umhistórico da criação do curso, apresentamos os aspectos gerais de sua organização curricular e, por fim, tecemos reflexões, na perspectiva hermenêutica de Paul Ricoeur (1987),acerca dosprincípios orientadoresdo currículoque se evidenciamno PPP,a saber: Educação como ato político de transformação social; formação docente em umaperspectiva emancipatóriaealternância como espaço de ação-reflexão-ação. O exercício interpretativo aponta para a necessidade de ampliação do debate quanto à formação por área do conhecimento e interdisciplinaridade no referido currículo.pt_BR
dc.description.abstractThe Degree in Rural Education at Federal University of Maranhão(UFMA) began its activities in 2009 and was institutionalized in 2014. In order to encourage discussions, as well advancein the consolidation of this degree, we ask ourselves what the guiding principles of the curriculum are evident in the Pedagogical Political Project (PPP) of the Degree Course in Rural Education —Natural Sciences and Mathematics, at UFMA. Guided by this question, we bring a history of the creation of the course, we present the general aspects of its curricular organization and, finally, we weave reflections, in the hermeneutic perspective of Paul Ricoeur (1987), about the guiding principles of the curriculum that is evidenced in the PPP, namely: Education as a political act of social transformation; Teacher training in an emancipatory perspective and Alternation as a space for reflection-action-reflection.The interpretative exercise points to the need to broaden the debate regarding training by area of knowledge and interdisciplinarity in your curriculum.en
dc.description.abstractLa Licenciatura en Educación Rural de la Universidad Federal de Maranhão (UFMA) empezó sus actividades en 2009 y fue institucionalizada en 2014. Para incentivar las discusiones, así como avanzar en la consolidación de esta licenciatura, nos preguntamos cuáles son los principios rectores del currículo que se evidencian en el Proyecto Político Pedagógico (PPP) de la Licenciatura en Educación Rural —Ciencias Naturales y Matemáticas de la UFMA. Guiados por esta pregunta, presentamos la historia de la creación del curso, los aspectos generales de su organización curricular y, finalmente, tejemos reflexiones, en la perspectiva hermenéutica de Paul Ricoeur (1987),acerca de los principios que orientan el currículo evidenciados en el PPP, a saber: la educación comoun acto político de transformación social; formación docente en una perspectiva emancipatoria; la alternancia como espacio de acción-reflexión-acción. El ejercicio interpretativo apunta a la necesidad de ampliar el debate sobre la formación por áreas de conocimiento y la interdisciplinariedad en el currículoes
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo, SP. Vol. 13, n. 6 (dez. 2022), p. 1-25pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRural Educationen
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectTraining Teacheren
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTraining by Area of Knowledgeen
dc.subjectEducación Rurales
dc.subjectFormación Docentees
dc.subjectFormación por Área de Conocimientoes
dc.titleAspectos históricos e currículo da Licenciatura em Educação do Campo—Ciências da Natureza e Matemáticada Universidade Federal do Maranhão :pt_BR
dc.title.alternativeHistorical aspectscurriculum of the Degree in Rural Education —Natural Sciences and Mathematics at Federal University of Maranhão: weaving reflections en
dc.title.alternativeAspectos históricos y currículo de la Licenciatura en Educación Rural —Ciencias Naturales y Matemáticas de la Universidad Federal de Maranhão: tejiendo reflexiones es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001216462pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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