Ensino de história e o direito ao passado e à justiça
dc.contributor.author | Pereira, Nilton Mullet | pt_BR |
dc.contributor.author | Gil, Carmem Zeli de Vargas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-21T06:56:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-8701 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282711 | pt_BR |
dc.description.abstract | As reflexões propostas neste artigo foram construídas no âmbito das atividades de ensino e de pesquisa na Faculdade de Educação da UFRGS, na área de Ensino de História. O objetivo foi pensar o ensino da História na escola básica e no Ensino Superior, na perspectiva dos direitos humanos. A pergunta que o orienta é: que implicações tem o ensino de História com a justiça? Como a abordagem do período da ditadura militar, no Brasil, pode permitir problematizar a justiça e a memória? O argumento proposto se organiza em torno da construção da democracia, pela memória e pela justiça de reparação, elementos fundamentais para que nunca mais regimes políticos de exceção, como aquele, sejam instaurados. Nesse sentido, conclui-se que o debate em torno de como e por que razão ensinar temáticas sobre a ditadura civil-militar serve como exemplificador de como o ensino de História tem um compromisso com a justiça e com a memória. | pt_BR |
dc.description.abstract | The reflections presented in this article were developed as part of teaching and research activities at the Faculty of Education at UFRGS, specifically in the field of History Teaching. The aim was to explore the teaching of History in both elementary and higher education through the lens of human rights. The guiding question is: what implications does the teaching of History have for justice? How can examining the period of the military dictatorship in Brazil help us critically engage with issues of justice and memory? The argument proposed is organized around the construction of democracy through memory and reparative justice – fundamental elements to ensure that exceptional political regimes, such as that one, are never reestablished. In this context, it is concluded that the debate over how and why to teach about the civil-military dictatorship serves as an example of how History teaching is deeply connected to justice and memory. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Tópicos educacionais. Recife. Vol. 30, n. 1 (2024), p. 1-22 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Memory | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Justice | en |
dc.subject | Justiça | pt_BR |
dc.subject | History teaching | en |
dc.title | Ensino de história e o direito ao passado e à justiça | pt_BR |
dc.title.alternative | History teaching and the right to justice and the past | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001214511 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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