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dc.contributor.authorKoltermann, Gabriellapt_BR
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-21T06:55:35Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1982-2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282668pt_BR
dc.description.abstractAs relações familiares, principalmente entre pais/responsáveis-filhos,são as principais fontes de estímulos ecuidados nosprimeiros anos de vida, atuando com influências relevantes para odesenvolvimento infantil. Opresente artigo consiste emuma revisão teórica não-sistemática da literatura acerca da leitura compartilhada (LC) no contexto familiar. Abordam-se os modelos teóricos e evidências científicas sobre otema e possíveis efeitos da pandemia de Covid–19 sobre essa prática. Contribui-se parao campo da literacia familiar ao indicarque modelos teóricos de diferentes epistemologiasressaltam o papel das relações familiares e práticas de literacia, comoa LC, como implicadas no desenvolvimentoinfantil, embora ainda se careça depesquisas sobre LCe, mais amplamente, de literaciafamiliar. Ao mesmo tempo, há evidências sólidas dos efeitos positivos daLC no desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticos esocioemocionais na infância,já em idades precoces. A pandemia de COVID-19, como evento estressor às famílias, salientou a necessidade de manejo adequado do estresse parental e da necessidade de organização familiar (e.g., uso de telas, tempo para LC) no que tange às atividades de estímulo à criança. Por último, torna-se fundamental identificar os fatores de risco e proteção familiares que podem influenciar o desenvolvimento infantil e as práticas de LC, e proporcionar intervenções precoces, especialmente em períodos de crise ou de potencial estressor.pt_BR
dc.description.abstractFamily relationships, particularly between parents/caregivers and children, serve as primary sources of stimulation and care during the earlyyears of life, exerting significant influencesonchild development. This articleis a non-systematic theoretical review of the literature onshared reading (SR) within the family context. It examines theoretical models and scientific evidence related tothis practice, as wellas potential effectsof theCOVID-19 pandemic on SR. The review contributes to the field of family literacy by highlighting how theoretical models from different epistemologies emphasize therole of familyrelationships and literacy practices, such as SR, in child development. However, there remains a lack of research on SR and, morebroadly,on family literacy. At the same time, there is solid evidence of the positive effectsof SR on cognitive linguistic and socio-emotional skills development in early childhood. The COVID-19 pandemic, as a stressor event for families, underscored the need for proper management of parental stress and family organization (e.g., screen time, SR activities) concerning child stimulation activities. Finally, it is crucial to identify family risk and protective factors that can influence child development and SR practices and to provide early interventions, especially during times of crisis or potential stressors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista signo. Santa Cruz do Sul. Vol. 49, n. 96 (2024), p. 03-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFamily literacyen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectShared readingen
dc.subjectRelações pais-filhopt_BR
dc.subjectCognitive-linguistic developmenten
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.subjectFatores socioeconômicospt_BR
dc.subjectCOVID19 pandemicsen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleLeitura compartilhada em contexto familiar : modelos conceituais, evidências empíricas e a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeShared reading in the family context : conceptual models, empirical evidence and the COVID-19 pandemicsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001214783pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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