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dc.contributor.authorToniolo, Felipept_BR
dc.contributor.authorSilva, Leonardo Xavier dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-21T06:55:06Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1678-4855pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282641pt_BR
dc.description.abstractOs mercados cada vez mais passam a fazer parte do cotidiano dos agricultores familiares, entretanto ainda há gargalos para a participação destes nesses espaços. Organizações como a Rede Ecovida de Agroecologia buscam criar condições para enfrentar essas dificuldades e promover o desenvolvimento rural, tornando-a um campo importante para estudo, sobretudo para compreender a sua dinâmica. Desta forma, este trabalho objetiva caracterizar os atores sociais e institucionais e a rede de relações socioeconômica que influenciam os mercados dos agricultores familiares no Núcleo Alto Uruguai da Rede Ecovida. Para atender o objetivo desta pesquisa, utilizou-se dos aparatos da teoria de redes sociais de Mark Granovetter, a qual ajuda a identificar e elucidar os atores e as relações sociais. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e a geração de dados primários deu-se por entrevistas semiestruturadas com as entidades que compõem o Núcleo e a observação sistemática não participante das reuniões de cinco grupos de agricultores do Núcleo. Já os dados secundários foram coletados mediante pesquisa documental. Os principais resultados revelam que os agricultores no Núcleo Alto Uruguai constituem uma extensa rede social, envolvendo atores sociais e institucionais, individuais e coletivos, bem como externos e internos ao Núcleo, estes que influenciam de diferentes formas os mercados dos agricultores. A partir destes resultados, afere-se que a construção de mercados alternativos tem sido uma importante estratégia usada pelos agricultores familiares e organizações e que a análise de redes sociais é uma importante ferramenta para a interpretação dos mercados da agricultura familiar.pt_BR
dc.description.abstractThe markets are increasingly becoming part of the daily lives of family farmers, but there are still obstacles to their participation in these spaces. Organizations like the Ecovida Agroecology Network (Rede Ecovida) are trying to create conditions to address these challenges and promote rural development, making it an important field of study, especially for understanding its dynamics. Thus, this work aims to characterize the social and institutional network of relationships that influence the markets of family farmers in the Alto Uruguai Nucleus of the Ecovida Network. In order to meet the research objective, Mark Granovetter’s social network theory was applied, which helps to identify and elucidate actors and social networks. The research is characterized as descriptive, and primary data Generation was based on semi-structured interviews with the entities that make up the Nucleus and on systematic non-participant observation of the meetings of five farmers groups within the Core. Secondary data were collected through documentary research. The main findings reveal that farmers in the Alto Uruguai Nucleus constitute an extensive social network, involving social and institutional, individual and collective actors, as well as those external and internal to the Nucleus - which influence the farmers markets in different ways. Based on these results, it can be inferred that the development of alternative markets has been an importante strategy used by family farmers and organizations, and that social network analysis is a valuable tool for interpreting family farming markets.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesenvolvimento em questão : revista do programa de pós-graduação em desenvolvimento, Ijuí. Vol. 22, n. 60, e15142 (2024), p. 1-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectMarketsen
dc.subjectSocial relationshipsen
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectSocial actorsen
dc.subjectMercadopt_BR
dc.titleAtores e relações sociais na construção social dos mercados do núcleo Alto Uruguai da Rede Ecovida de Agroecologiapt_BR
dc.title.alternativeActors and social relationships in the social construction of markets in the Alto Uruguai nucleus of the Ecovida Agroecolgy Network (Rede Ecovida) en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001214311pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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