Potencialidades do método de estudos de caso alinhado a educação ambiental crítica no ensino superior de química analítica
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2023Author
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Academic level
Master
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A fim de alinhar o ensino de Química Analítica aos desafios atuais desta área do conhecimento, tais como a análise crítica dos dados obtidos, metodologias ativas de ensino têm conquistado destaque. Dentre estas, o Método de Estudos de Caso (EC) constitui uma estratégia com potencial de promover avanços conceituais e procedimentais. Os casos são narrativas que contêm dilemas que devem ser resolvidos com respaldo nos conceitos científicos e convém que eles sejam elaborados de forma a evitar a rep ...
A fim de alinhar o ensino de Química Analítica aos desafios atuais desta área do conhecimento, tais como a análise crítica dos dados obtidos, metodologias ativas de ensino têm conquistado destaque. Dentre estas, o Método de Estudos de Caso (EC) constitui uma estratégia com potencial de promover avanços conceituais e procedimentais. Os casos são narrativas que contêm dilemas que devem ser resolvidos com respaldo nos conceitos científicos e convém que eles sejam elaborados de forma a evitar a reprodução da educação científica tradicional: desconexa das problemáticas sociais e históricas de seu tempo. Assim, os pressupostos de uma Educação Ambiental Crítica (EAC) podem ser importantes aliados. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar as potencialidades do Método de EC, alinhado aos pressupostos de uma EAC, no contexto de uma disciplina de Química Analítica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foram elaborados quatro casos inéditos contendo a temática “Fármacos na Pandemia da COVID-19” que foram estudados por 80 discentes matriculados na disciplina “QUI01039 – Química Analítica Quantitativa e Instrumental A” no semestre letivo 2021/2. Através da análise de conteúdo realizada na produção escrita dos estudantes, em consonância com as percepções dos estudantes registradas através de questionários e dos demais registros realizados no diário de campo da pesquisadora, foi possível demonstrar as contribuições do Método de EC, na forma como foi aplicado, em promover a contextualização socioambiental no ensino de Química Analítica; as conexões disciplinares, mais especificamente com a Química Orgânica; a aprendizagem de conteúdos procedimentais e conceituais. Espera-se que a experiência relatada neste trabalho, bem como a descrição e discussão dos resultados obtidos, fomente a implementação de metodologias ativas no ensino de Química Analítica na UFRGS e em demais instituições de ensino superior. ...
Abstract
In order to align the Analytical Chemistry teaching methods to the current challenges in this area of knowledge, such as the critical analysis of the obtained data, active learning methodologies have gained prominence. Among these, the Case Study Method is a teaching strategy with the potential to promote conceptual and procedural learning. The cases are narratives that contain dilemmas that can be solved with support in scientific concepts and may be written in a way that avoids reproducing tr ...
In order to align the Analytical Chemistry teaching methods to the current challenges in this area of knowledge, such as the critical analysis of the obtained data, active learning methodologies have gained prominence. Among these, the Case Study Method is a teaching strategy with the potential to promote conceptual and procedural learning. The cases are narratives that contain dilemmas that can be solved with support in scientific concepts and may be written in a way that avoids reproducing traditional scientific education: disconnected from the social and historical problems of its time. Thus, the assumptions of a Critical Environmental Education can be an important ally. This work aimed to investigate the potentialities of the Study Case Method, aligned with the assumptions of a Critical Environmental Education, in the context of an Analytical Chemistry course. Four novel cases were elaborated containing the theme “Pharmaceuticals in the COVID-19 Pandemic” and were studied by 80 students enrolled in the discipline “QUI01039 – Quantitative and Instrumental Analytical Chemistry A” at UFRGS in the academic semester 2021/2. Through content analysis carried out on the students' written production, in line with the students' perceptions collected through questionnaires and other records made in the researcher's field diary, it was possible to demonstrate the contributions of the Case Study Method, in this context, on promoting socio-environmental contextualization in Analytical Chemistry teaching; connections between different subjects, more specifically with Organic Chemistry; the learning of procedural and conceptual contents. It is expected that the experience reported in this work, as well as the description and discussion of the results obtained, will encourage the implementation of active methodologies in the teaching of Analytical Chemistry at UFRGS and other institutions. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Programa de Pós-Graduação em Química.
Collections
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Exact and Earth Sciences (5141)Chemistry (898)
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