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A visita técnica como espaço não formal para o ensino de química
dc.contributor.advisor | Pazinato, Maurícius Selvero | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Monique de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-20T06:52:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282580 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi concebido através de uma ação de extensão intitulada “Espaços Não Formais para o Ensino de Química e Ciências na Educação Básica”, desenvolvida por licenciandos e docentes da disciplina de Estágio de Docência em Ensino de Química II, do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os espaços não formais de ensino destacam-se por permitir que diversos temas sejam abordados fora da sala de aula possibilitando ao estudante explorar formas inéditas de aprender. A visita técnica foi escolhida neste trabalho como um espaço não formal para o desenvolvimento da temática ambiental, com foco na recuperação e reutilização de resíduos industriais de uma empresa de celulose. O objetivo principal deste Trabalho de Conclusão de Curso é investigar a motivação dos participantes (acadêmicos de cursos de graduação, pós-graduação e professores) em participar de uma visita técnica à empresa VIDA Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico, especializada em tratamentos de resíduos. Foi elaborado e disponibilizado um material de apoio e atividades que auxiliaram no preparo pré-visita, com o propósito de familiarizar os participantes com alguns termos técnicos que poderiam ser empregados na visita. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários de escala Likert de cinco pontos, em que os participantes assinalaram o nível de concordância, dentre cinco níveis, e um estudo de caso ambos coletados através da ferramenta online Google Forms. No primeiro questionário foram avaliados seis grupos de motivação: a desmotivação, motivação intrínseca, motivação extrínseca externa, motivação extrínseca introjetada, motivação extrínseca integrada, motivação extrínseca identificada. O estudo de caso abordou a temática compostagem e os participantes deveriam aplicar os conhecimentos adquiridos na visita para resolução do problema. No segundo questionário foram coletados dados sobre a percepção dos participantes sobre a visita técnica, considerando a organização, os materiais e os conceitos apresentados e atividades propostas. Os dados obtidos nos questionários foram tabulados e avaliados seguindo o método do ranking médio e os dados do estudo de caso foram analisados através da elaboração de categorias. Como resultado, o grupo apresentou um perfil motivacional que permeia entre a motivação intrínseca e a motivação extrínseca integrada. Tendo em vista que a participação na visita não era obrigatória, era esperado que o perfil motivacional do grupo aproximasse da motivação intrínseca, na qual o indivíduo participa das ações de livre vontade sem a necessidade de recompensas, baseandose somente no seu interesse pessoal e na satisfação de realizá-las. Há uma relação direta entre motivação e aprendizagem sendo que um estudante motivado possui uma postura ativa no processo de aprendizagem, tornando esse processo mais efetivo. Além disso, a visita técnica como espaço não formal, mostrou-se como uma importante ferramenta a adotada no desenvolvimento da temática ambiental tanto para grupos diversos como no caso deste trabalho como também para o ensino médio, com as devidas adaptações. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work was conceived through an extension action entitled “Non-Formal Spaces for Teaching Chemistry and Science in Basic Education”, developed by undergraduate students and teachers of the Teaching Internship in Chemistry Teaching II discipline, of the Degree in Chemistry , from the Federal University of Rio Grande do Sul. Nonformal teaching spaces stand out for allowing various topics to be addressed outside the classroom, enabling students to explore new ways of learning. The technical visit was chosen in this work as a non-formal space for the development of environmental themes, focusing on the recovery and reuse of industrial waste from a cellulose company. The main objective of this Course Completion Work is to investigate the motivation of participants (undergraduate and postgraduate students and teachers) in participating in a technical visit to the company VIDA Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico, specialized in waste treatments. Support material and activities were created and made available to help with pre-visit preparation, with the aim of familiarizing participants with some technical terms that could be used during the visit. The data collection instruments were two five-point Likert scale questionnaires, in which participants indicated their level of agreement, among five levels, and a case study, both collected through the online tool Google Forms. In the first questionnaire, six groups of motivation were evaluated: demotivation, intrinsic motivation, external extrinsic motivation, introjected extrinsic motivation, integrated extrinsic motivation, identified extrinsic motivation. The case study addressed the topic of composting and participants were expected to apply the knowledge acquired during the visit to solve the problem. In the second questionnaire, data was collected on the participants' perception of the technical visit, considering the organization, materials and concepts presented and proposed activities. The data obtained from the questionnaires were tabulated and evaluated following the average ranking method and the case study data were analyzed by creating categories. As a result, the group presented a motivational profile that permeates between intrinsic motivation and integrated extrinsic motivation. Considering that participation in the visit was not mandatory, it was expected that the group's motivational profile would approach intrinsic motivation, in which the individual participates in actions of their own free will without the need for rewards, based solely on their personal interest and in the satisfaction of accomplishing them. There is a direct relationship between motivation and learning, with a motivated student taking an active stance in the learning process, making this process more effective. Furthermore, the technical visit as a non-formal space proved to be an important tool adopted in the development of environmental themes, both for different groups, as in the case of this work, and also for high school, with the necessary adaptations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de quimica | pt_BR |
dc.subject | Extension action | en |
dc.subject | Technical visit | en |
dc.subject | Visita técnica | pt_BR |
dc.subject | Ação educativa | pt_BR |
dc.subject | Non-formal space | en |
dc.subject | Motivation | en |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A visita técnica como espaço não formal para o ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001177417 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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