Garantia do direito à educação em contextos socioeducativos : desafios e perspectivas sob a ótica dos direitos humanos
View/ Open
Date
2024Type
Title alternative
Socio-education, Education and Human Rights : a literature review
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica originária de um trabalho de conclusão de curso, e possui o objetivo de compreender como ocorre a vinculação do conceito de educação com o conceito de direitos humanos a partir de sua visão crítica, identificando como são descritos os contextos de violação ao direito à educação nos trabalhos acadêmicos de ensino superior. Essa busca acontece a partir do recorte do contexto socioeducativo. Como subsidiário teórico do conceito Direitos Humanos, fo ...
Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica originária de um trabalho de conclusão de curso, e possui o objetivo de compreender como ocorre a vinculação do conceito de educação com o conceito de direitos humanos a partir de sua visão crítica, identificando como são descritos os contextos de violação ao direito à educação nos trabalhos acadêmicos de ensino superior. Essa busca acontece a partir do recorte do contexto socioeducativo. Como subsidiário teórico do conceito Direitos Humanos, foi utilizado oautor Flores (2008). A análise dos dados está dividida em três grandes dimensões: Educação como um direito; Vulnerabilidade Social e Violência e; Culturas Escolares e Relação da Família com a Educação. O estudo trouxe uma ampla perspectiva sobre a inserção desses adolescentes na escola. A pesquisa demonstra a necessidade da abertura para a expansão da discussão dos direitos humanos nos processos educativos desses adolescentes ...
Abstract
This article is the result of bibliographical research originating from a course completion project, and aims to understand how the concept of education is linked to the concept of human rights from a critical viewpoint, identifying how the contexts of violation of the right to education are described in higher education academic papers. This search is based on the socio-educational context. Flores (2008) was used as a theoretical basis for the concept of human rights. The data analysis is divi ...
This article is the result of bibliographical research originating from a course completion project, and aims to understand how the concept of education is linked to the concept of human rights from a critical viewpoint, identifying how the contexts of violation of the right to education are described in higher education academic papers. This search is based on the socio-educational context. Flores (2008) was used as a theoretical basis for the concept of human rights. The data analysis is divided into three main dimensions: Education as a right; Social Vulnerability and Violence; and School Cultures and the Family's Relationship with Education. The study provided a broad perspective on the inclusion of these adolescents in school. The research demonstrates the need to expand the discussion of human rights in the educational processes of these adolescents. ...
In
Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação. Belo Horizonte, MG. Vol. 7, n. 1 (jan./jun.2024), p. 132-151
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40917)Humanities (7117)
This item is licensed under a Creative Commons License