Consciência fonológica no ensino remoto emergencial: mapeamento e análise de posts do Instagram
dc.contributor.advisor | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Daniele dos Anjos Prado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T06:55:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282462 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia possui caráter qualitativo e utiliza-se de análise etnográfica para coleta de dados virtuais a partir da rede social Instagram. Como objetivo geral busca-se mapear e analisar quais recursos e estratégias didáticas, com foco na consciência fonológica, foram compartilhados através de posts do Instagram durante a pandemia da Covid-19 para auxiliar os professores no Ensino Remoto Emergencial. Tem como documentos de análise propostas didáticas sugeridas em publicações de dois perfis de professoras que trabalham no ciclo de alfabetização, materialidades indicadas para realização das propostas e interações de professoras-seguidoras através de comentários coletados nos posts. Como aporte teórico para as reflexões a respeito da Consciência fonológica, utilizam-se: Soares (2016; 2020), como fonte principal; Morais (2020), Alves (2012), R, Santos (2017), Piccoli e Camini (2012) e Piccoli (et al, 2018). Para o aporte teórico referentes às questões da pandemia da covid-19 e sua relação com a educação, utilizam-se como fonte principal Macedo (2020). No levantamento foi possível listar 99 posts que tratam sobre a questão pesquisada unindo os dois perfis. Como algumas propostas sugeridas nas publicações abrangiam mais de um nível da Consciência Fonológica, o total de enfoques a partir dos níveis resultou em 134. A partir deste mapeamento, análise é apresentada em dois eixos principais: O primeiro que focou em apontar duas propostas didáticas para cada nível da consciência fonológica, apresentando como foram sugeridas durante o ensino remoto e as habilidades que estavam em jogo; e o segundo, nas materialidades que foram sugeridas nestas publicações, e a relação com a tecnologia, mais especificamente, com o aplicativo Whatsapp. Entre estes eixos é possível encontrar evidências, a partir de comentários de professoras-seguidoras dos perfis, que afirmam o impacto que os posts causaram a elas. Como resultado da pesquisa, foi possível identificar que as habilidades desenvolvidas a partir das propostas sugeridas pretendem auxiliar a criança no seu processo de desenvolvimento da escrita alfabética a partir de um modo lúdico de refletir sobre a cadeia sonora da fala. Que mesmo com o ensino remoto, por falta de assistência necessária para alunos e professores, a utilização das materialidades impressas foram utilizadas em grande escala, juntamente com o aplicativo Whatsapp, que entre as ferramentas virtuais, foi a mais utilizada, por questões de acessibilidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.title | Consciência fonológica no ensino remoto emergencial: mapeamento e análise de posts do Instagram | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211656 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)