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dc.contributor.advisorMonteiro, Sergio Marley Modestopt_BR
dc.contributor.authorMoura, Julianne de Quadrospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T06:55:26Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282454pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga o valor social do Museu de Arte de Mato Grosso, localizado em Cuiabá, em Mato Grosso, por meio de uma avaliação econômica empregando o Método da Valoração Contingente (MVC). Esse método foi escolhido por ser recomendado pela literatura para avaliar bens e serviços que não encontram mercado regular, como os museus, e por sua capacidade de captar o valor das externalidades por meio da estimação do valor de não-uso, evidenciando os valores de opção, legado, existência, prestígio e educativo. Para tanto, foi aplicado um questionário em formulário online a fim de identificar a disposição a pagar (DAP) pelo ingresso e a disposição a pagar (DAP) por uma taxa mensal exclusiva para a manutenção do Museu. As avaliações econômicas têm se preocupado em contemplar as relações complexas dos bens e serviços culturais com a sociedade e com cada indivíduo como um todo, adotando métodos que façam uma mescla entre o quantitativo e o qualitativo. O resultado obtido para média de DAP para ingresso foi de R$ 16,40 e para a média de DAP da taxa o valor foi de R$ 7,87. Para chegar ao valor social, multiplicou-se as médias de DAP pela população cuiabana, chegando ao montante de R$ 8.857.737,87 para a DAP de ingresso e ao valor de R$ 4.273.996,97 para a DAP da taxa.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the social value of the Museum of Art of Mato Grosso, located in Cuiabá, Mato Grosso, through an economic evaluation employing the Contingent Valuation Method (CVM). This method was chosen because it is recommended by the literature for assessing goods and services that do not have a regular market, such as museums, and for its ability to capture the value of externalities through the estimation of non-use value, highlighting legacy, existence, prestige, and educational values. To this end, an online questionnaire was applied in order to identify the willingness to pay (WTP) for admission and the willingness to pay (WTP) for an exclusive monthly fee for the maintenance of the Museum. Economic evaluations have focused on addressing the complex relationships between cultural goods and services with society and with each individual as a whole, adopting methods that blend quantitative and qualitative approaches. The average WTP for admission was R$ 16.40, while the average WTP for the fee was R$ 7.87. To determine the social value, the average WTPs were multiplied by the Cuiabá population, resulting in a total of R$ 8,857,737.87 for the WTP for admission and R$ 4,273,996.97 for the WTP for the fee.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectMuseumen
dc.subjectContingent valuationen
dc.subjectEconomia da culturapt_BR
dc.subjectAvaliação econômicapt_BR
dc.subjectEconomic evaluationen
dc.titleMuseu, economia e comunidade : o valor social do Museu de Arte de Mato Grosso, em Cuiabápt_BR
dc.title.alternativeMuseum, economy and community : the social value of the Mato Grosso Art Museum in Cuiabáen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001218266pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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