Educação e identidade dos negros trabalhadores rurais do Limoeiro
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Date
1987Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os objetivos da pesquisa foram de: captar a maneira de vivenciar o mundo, isto é, de se educar, própria dos negros trabalhadores rurais do Limoeiro, comunidade localizada no Município de Palmares do Sul, no Rio Grande do Sul; bem como de buscar o motivo que configura, que dá sentido à experiência de vida desses homens e mulheres. O estudo descreve, de dentro da experiência de plantar e da experiência da escola, como se dá o processo de significação do mundo que chamamos educação. 0 método de in ...
Os objetivos da pesquisa foram de: captar a maneira de vivenciar o mundo, isto é, de se educar, própria dos negros trabalhadores rurais do Limoeiro, comunidade localizada no Município de Palmares do Sul, no Rio Grande do Sul; bem como de buscar o motivo que configura, que dá sentido à experiência de vida desses homens e mulheres. O estudo descreve, de dentro da experiência de plantar e da experiência da escola, como se dá o processo de significação do mundo que chamamos educação. 0 método de investigação utilizado, com base na Fenomenologia, implicou a observação e a descrição do fenômeno que se deu a ver. A observação, campo de trocas entre negros, — as pessoas do Limoeiro e a pesquisadora acadêmica — os instituiu no instrumento de pesquisa único e valioso, levando todos a se sentirem igualmente pesquisadores. 0s dados mostraram que os negros do Limoeiro, fazendo-se pelo trabalho para sobrevivência e pela vida de trabalhos, vão construindo um jeito de viver manso, desconfiado, fiel, resignado sem ser totalmente acomodado, intenso, vivaz, esperançoso. Tal modo de viver é tramado em opções; posturas que podem ser assim expressas: ver-escutar; ficar-fazer; caminhar-dizer; voltar-aspirar; morrer-ficar. Os dados mostraram, ainda, que a escola do Limoeiro, embora reproduza disparidades sociais, é também uma expressão cultural daqueles negros. Reflexões sobre a experiência vivida pelos negros do Limoeiro, assumindo como referência as categorias espaço, tempo, liberdade permitiram afirmativas e indagações. Entre aquelas está, por exemplo, a de que os motivos que animam o seu modo de ser são: confiar/desconfiar, ser livre/ser sujeitado, ser negro/ser branco, ser diferente dos outros/não ficar atrás dos outros, trabalhar/se divertir. Entre as indagações são destacadas as seguintes: Qual é o destino da comunidade de negros do Limoeiro? Qual a missão da geração que lá está relativamente ao destino da comunidade? Das reflexões frutificou também a proposta de que o planejamento, a vida de qualquer escola, bem como os conteúdos do respectivo curriculo sejam produzidos na e pela comunidade que a escola serve, contando esta com a colaboração da mantenedora, quando não pertence à comunidade local, e com a de autoridades educacionais e especialistas em educação. Estes últimos, como participantes necessários e importantes, garantem a unidade do Sistema de Ensino, favorecendo para que a escola local tenha suas escolhas enriquecidas pelas de outros estabelecimentos, bem como as suas a eles levadas. ...
Resumen
Los objetivos de la investigación fueron el de captar la manera de vivenciar el mundo, es decir, de educarse, propia de los negros trabajadores rurales del Limoeiro (comunidade localizada en el municipio de Palmares dp Sul, Estado de Rio Grande do Sul, Brasil); así como el de buscar el motivo que confejura, que da sentido a la experiencia de vida de esos hombres y mujeres. El estudio describe, de dentro de la experiencia de plantar y de la experiencia de la escuela, como se da el processo de si ...
Los objetivos de la investigación fueron el de captar la manera de vivenciar el mundo, es decir, de educarse, propia de los negros trabajadores rurales del Limoeiro (comunidade localizada en el municipio de Palmares dp Sul, Estado de Rio Grande do Sul, Brasil); así como el de buscar el motivo que confejura, que da sentido a la experiencia de vida de esos hombres y mujeres. El estudio describe, de dentro de la experiencia de plantar y de la experiencia de la escuela, como se da el processo de significación del mundo que llamamos educación. El método de investigacion utilizado, con base en la Fenomenología, implico la observación y la descripción del fenómeno que se dio a ver. La observación, campo de intercambio entre negros (las personas del Limoeiro e la investigadora) los instituyó en el instrumento de investigación único y valioso, elevando a todos a sentirse investigadores. Los datos mostraram que los negros del Limoeiro, haciéndose por el trabajo para la sobrevivencia y por la vida de trabajos, van estabeleciendo uma forma de vivir calmo, desconfiado, fiel, resignado sin ser totalmente acomodado, intenso, vivaz, esperanzado. Tal modo de vivir es tramado en opciones, posturas que puedem ser así expressadas: ver-escuchar; permanecer-hacer; caminar-decir; regresar-aspirar; movir-permanecer. Los datos también mostraram que la escuela del Limoeiro, apesar de reproducir las disparidades sociales, es tambien una expresion cultural de aquellos negros. Reflexiones sobre su experiencia vivida y asumiendo como referiencias las categorias especio, tempo y liberdad permitieron afirmaciones y indagaciones. Dentro de las primeiras esta, por ejemplo, la de los motivos que anima el modo de ser de los negros: confiar/desconfiar; ser livre/ser sujetado, ser negro/ser blanco, ser diferente de los otros/no quedar atrãs de los otros; trabajar/divertirse. Dentro de las indagaciones se destacam las siguientes: cual es le destino de la comunidad de negros del Limoeiro?, cuál es la misión de la generación presente con relación al futuro de la comunidad? De las reflexiones surgió también la propuesta de que el planeamiento de la fundación de cualcuer escuela, así como de los contenidos de los respectivos currículos escolares seam producidos en y por la comunidad en que la escuela se insiere, contando ésta con la colaboración de la institución mantenedora y con la asesoria de las autoridades educacionales y especialistas em educación. ...
Résumé
Cette recherche a eu le double objetctif de saisir la façon de vivre l'expérience du monde, c'est-à-dire, la façon de s'éduquer propre aux Noirs ouvriers agricoles du Limoeiro, communauté appartenant à la circonscription de Palmares do Sul, dans l'Etat du Rio Grande do Sul, et de déceler les motifs qui caractérisent, qui donnent son sens a l'expérience de vie de ces hommes et de ces femmes. L'étude décrit, dès l'expérience de cultiver la terre et de l'expérience de l'école, comment se produit l ...
Cette recherche a eu le double objetctif de saisir la façon de vivre l'expérience du monde, c'est-à-dire, la façon de s'éduquer propre aux Noirs ouvriers agricoles du Limoeiro, communauté appartenant à la circonscription de Palmares do Sul, dans l'Etat du Rio Grande do Sul, et de déceler les motifs qui caractérisent, qui donnent son sens a l'expérience de vie de ces hommes et de ces femmes. L'étude décrit, dès l'expérience de cultiver la terre et de l'expérience de l'école, comment se produit le processus de signification du monde que l'on nomme éducation. La démarche mise en oeuvre à la recherche, fondée sur la Phénoménologie, a exige l'observation et la description du phenomène concerné. L'observation - champ des rapports entre les ouvriers agricoles du Limoeiro et le chercheur universitaire - les a institués eux-mêmes instrument de recherche unique et précieux, si bien qu'ils se sont tous sentis egalement chercheurs. Les données ont montré que les Noirs du Limoeiro, se faisant à travers le travail pour survivre et à travers une vie de travail, vont construisant une façon de vivre tranquille, méfiante, fidèle, résignée mais pas tout à fait soumise, intense, vivace, animée par l'espoir. Cette façon de vivre est tissue de choix et d'attitudes qui peuvent être ainsi traduits: voir-écounter; rester-faire; marcher-dire; retourner-aspirer; mourir-rester. Les données ont montré encore que l'école du Limoeiro, tout en reproduisant des inégalités sociales, est aussi une expression culturelle de ces Noirs. Les refléxions sur l'expérience vécue par les Noirs du Limoeiro, ayant comme repères les catégories d'espace, de temps et de liberté, ont permis d'énoncer des certitudes et des questions. Parmi les certitudes, on peut citer, par exemple, celle selon laquelle les motifs qui animent leur fagon d'être sont: se fier/se méfier; être libre/être assujetti; etre noir/être blanc; être différent des autres/ne pas être inférieur autres; travailler/s'amuser. Parmi les questions, on peut souligner les suivants: Quelle est la destinée dela communauté de Noirs du Limoeiro? Quelle est la mission de la génération qui y vit maintenant, en ce qui concerne la destinée de la communauté? Des réflexions est née enfin cette proposition: que la planification et la vie de toute école, ainsi que les contenus de son cursus, soient produits dans et par la communauté que l'école dessert, et que celle-ci puisse compter sur la collaboration du conseil d'administration - s'il n'appartient pas à la communauté locale - et sur la collaboration des autorités des secteurs de l'education et des spécialistes en éducation. ...
Abstract
The purpose of the study was to detect the typical way black rural workers, men and women of Limoeiro, a community in the county of Palmares, in the state of Rio Grande do Sul, experience the world, that is, educate themselves, as well as to find out the motive that gives meaning to such experience. More specifically the study describes how the process of meaningfulness of the world — so called education — occurs within the experience of planting and schooling. Based on phenomenology, the metho ...
The purpose of the study was to detect the typical way black rural workers, men and women of Limoeiro, a community in the county of Palmares, in the state of Rio Grande do Sul, experience the world, that is, educate themselves, as well as to find out the motive that gives meaning to such experience. More specifically the study describes how the process of meaningfulness of the world — so called education — occurs within the experience of planting and schooling. Based on phenomenology, the methodology utilized included observation and description of the phenomenon perceived. The observation itself, a situation of exchange among blacks — individuals of Limoeiro and this researcher — made these people the very instrument of research, which was unique and invaluable in the sense of making all of such persons feeling equally like researchers. The data showed that the blacks of Limoeiro growing through work and a life of labor activities to survive go on building a soft, mistrusting, loyal, and resignated way of living but not necessarily accommodated, intense, vivacious, and hopeful. Such way of living is arranged through activities and attitudes that can be expressed in terms of: seeing-listening, staying-doing, walking-saying, returning-aspiring, dying-staying. The data also showed that the school of Limoeiro, though reproducing social disparities is a cultural expression of those blacks. Taking as a framework the categories of space, time and freedom, some reflexions about the lived experience of the blacks of Limoeiro generated affirmatives and questions. An example of affirmative is that motives that sustain their way of being are: trusting-mistrusting, being free-being submissive, being black-being white, being different of others-not remaining behind others, working-entertaining themselves. Examples of questions are: What is the destiny of the community of blacks of Limoeiro? What is the mission of the generation that is there, in relation to the destiny of the respective community? The reflexions also generated a proposal that the planning and the life of any school as well as the content of itscurriculum be produced by and in the community served by the school. Moreover, the school must rely on the cooperationand support of the board when it does not belong to the local community as the case of the school of Limoeiro, but in all circunstances of the authorities ans specialists. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Collections
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