Dinâmicas de masculinidades no futebol : um estudo em escola situada em região de alta incidência de notificação de crimes de violência doméstica e familiar, no município de Porto Alegre (RS)
Fecha
2024Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Esta dissertação aborda os contextos da vivência do futebol na dinâmica de masculinidades, acionadas e produzidas, por um grupo de meninos matriculados em uma escola situada em uma região de alta incidência de notificação de crimes de violência doméstica e familiar, no município de Porto Alegre (RS). As categorias teóricas que fundamentam as análises são gênero (Scott, 1995; Meyer, 2004) masculinidades (Camargo, 2014; Devide e De Brito, 2021) e violência, (Silva, Meyer e Riegel, 2021). A metodo ...
Esta dissertação aborda os contextos da vivência do futebol na dinâmica de masculinidades, acionadas e produzidas, por um grupo de meninos matriculados em uma escola situada em uma região de alta incidência de notificação de crimes de violência doméstica e familiar, no município de Porto Alegre (RS). As categorias teóricas que fundamentam as análises são gênero (Scott, 1995; Meyer, 2004) masculinidades (Camargo, 2014; Devide e De Brito, 2021) e violência, (Silva, Meyer e Riegel, 2021). A metodologia está organizada em dois eixos, a quantitativa e a qualitativa. Eixo Quantitativo: parte da coleta dos endereços de crimes (Feminicídio tentados e consumados, Estupro, Estupro de Vulneráveis, Lesão Corporal), coletados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), no município de Porto Alegre. A partir disso foram produzidos, por meio do software ArcGis, os Mapas Kernel, identificando as regiões com maior índice de violência contra mulheres, bem como as escolas localizadas nessas imediações. Eixo Qualitativo: serviu de ferramenta de produção dos dados, mediante observação participante com registro em diário de campo e a realização de grupo focal. As análises dos dados se desenvolveram por meio dos pressupostos de Yin (2016), estruturados em cinco fases analíticas; compilação, decomposição; recomposição e interpretação dos dados e conclusão dos procedimentos analíticos. A partir do material empírico, foi possível identificar duas categorias analíticas: A primeira intitulada “As mulheres que são dignas de serem defendidas: sentidos produzidos por alunos praticantes de futsal no contraturno escolar sobre a violência de gênero”; e a segunda intitulada “A humilhação por meio da performance: dinâmicas conflitivas e relações de gênero entre garotos do futebol do contraturno escolar”. O primeiro aborda as mulheres que merecem serem defendidas, pois, enquanto sujeitos que se reconhecem como homens, aqueles garotos exercem seus privilégios de julgamento das condutas femininas. Desse modo, o bom comportamento das mulheres implicaria o merecimento de cuidado e proteção, assim como a inadvertência dos modos de ser e se portar poderia colocá-las à mercê de abusos e/ou violências. Já o segundo eixo aborda a performance como elemento construtivo de reafirmação das masculinidades em um contexto em que atitudes violentas entre os rapazes é tido como elemento distintivo das masculinidades no futebol, a competência em “meter uma caneta” ou “um chapéu” no adversário se constitui em algo ainda eminente, mesmo que, em resposta, o autor da jogada humilhante se coloque como passível de sofrer no corpo as consequências da afronta que causou. Ao analisarmos os dados obtidos, podemos compreender que a honra desses meninos é um elemento central, que de maneira alguma pode ser tensionada, devendo ser preservada, mesmo que dependa de elementos escusos para sua manutenção. Essa preservação se alimenta de questões pejorativas para essa construção, quando essa situação é tensionada em relação a outros meninos dentro da prática esportiva, há um movimento partindo para a humilhação por meio da performance ou até mesmo para violência. Essa violência também é trabalhada nos momentos em que as mulheres, que lhes cercam, não reproduzem os elementos da honradez cultuados por esses meninos, proporcionando o desenvolvimento de atos violentos. ...
Abstract
This dissertation addresses the contexts of football experience in dynamics of masculinities, triggered and produced, by a group of boys enrolled in an elementary school located in a region with a high incidence of reported domestic and family violence crimes, in Porto Alegre (RS). The theoretical categories that support the analyses are gender (Scott, 1995; Meyer, 2004), masculinities (Camargo, 2014; Devide and De Brito, 2021) and violence (Silva, Meyer and Riegel, 2021). The methodology is or ...
This dissertation addresses the contexts of football experience in dynamics of masculinities, triggered and produced, by a group of boys enrolled in an elementary school located in a region with a high incidence of reported domestic and family violence crimes, in Porto Alegre (RS). The theoretical categories that support the analyses are gender (Scott, 1995; Meyer, 2004), masculinities (Camargo, 2014; Devide and De Brito, 2021) and violence (Silva, Meyer and Riegel, 2021). The methodology is organized into two parts, quantitative and qualitative. Quantitative Axis: part of the collection of crime addresses (attempted and completed feminicide, rape, rape of vulnerable people, bodily harm), collected at the Specialized Police Station for Women (DEAM), in the city of Porto Alegre. Then, Kernel Maps were produced using ArcGis software, identifying the regions with the highest rates of violence against women, as well as the schools located in these vicinity. Qualitative Axis: this served as a data production tool, through participant observation with recording in a field diary and the implementation of a focus group. Data analysis was developed using Yin's (2016) assumptions, structured in five analytical phases: compilation, decomposition; recomposition and interpretation of data; and conclusion of the analytical procedures. Based on the empirical material, it was possible to identify two analytical categories: the first entitled “Women who are worthy of being defended: meanings produced by after-school futsal players about gender violence”; and the second entitled “Humiliation through performance: conflicting dynamics and gender relations among afterschool soccer players”. The first one addresses women who deserve to be defended, because, as subjects who recognize themselves as men, these boys exercise their privileges of judging female conduct. Thus, good behavior by women would imply that they deserve care and protection, just as inadvertently behaving and behaving could put them at the mercy of abuse and/or violence. The second axis addresses performance as a constructive element of reaffirmation of masculinity in a context in which violent attitudes among boys are considered a distinctive element of masculinity in football, and the ability to “hit a ball” or “a hat” on an opponent is still something eminent, even if, in response, the author of the humiliating play places himself as liable to suffer the consequences of the affront he caused. By analyzing the data obtained, we can understand that the honor of these boys is a central element, which cannot be strained in any way, and must be preserved, even if it depends on shady elements to maintain it. This preservation is fueled by pejorative issues for this construction, when this situation is tense in relation to other boys within the practice of sports, there is a movement towards humiliation through performance or even violence. This violence is also worked on in moments when the women, who surround them, do not reproduce the elements of honesty worshiped by these boys, leading to the development of violent acts. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Colecciones
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Ciencias de la Salud (9127)
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