Articulação entre interdisciplinaridade e alfabetização científica : os desafios na formação de professores de escolas públicas na região da Campanha do Rio Grande do Sul
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Date
2024Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A Tese tem como foco o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio, fundamentado nos princípios da Alfabetização Científica e da interdisciplinaridade. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar como a interdisciplinaridade e a Alfabetização Científica podem contribuir para promover novas concepções sobre ensinar e aprender, junto a docentes do Ensino Médio de escolas públicas. Partindo do pressuposto de que os professores não recebem em sua formação inicial condições adequadas para articular ...
A Tese tem como foco o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio, fundamentado nos princípios da Alfabetização Científica e da interdisciplinaridade. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar como a interdisciplinaridade e a Alfabetização Científica podem contribuir para promover novas concepções sobre ensinar e aprender, junto a docentes do Ensino Médio de escolas públicas. Partindo do pressuposto de que os professores não recebem em sua formação inicial condições adequadas para articular um ensino integrado voltado ao desenvolvimento da Alfabetização Científica, a proposta de uma formação continuada com base nesses conceitos pode ajudar a preencher essas lacunas. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, uma vez que aborda uma realidade específica, representando o cenário da formação de professores da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Estruturou-se como uma pesquisa-ação e a coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica e a partir de um curso de formação de professores. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). O planejamento da formação visou estimular o diálogo entre os participantes, de modo a criar um processo significativo que favorecesse novas concepções de ensino e aprendizagem através da interdisciplinaridade e da Alfabetização Científica no ensino de Ciências da Natureza. A tese foi organizada em cinco capítulos, a partir de inquietações pessoais sobre o papel do professor das Ciências da Natureza nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos, em um contexto de transformações significativas ocorridas a partir da reforma do Novo Ensino Médio iniciada em 2017. Os resultados da pesquisa estão apresentados em cinco artigos já publicados ou submetidos, além de um sexto artigo em preparação, derivado de outros produtos da formação docente. As análises e reflexões presentes nos resultados destacam a importância da interdisciplinaridade e da Alfabetização Científica no fortalecimento do ensino das Ciências da Natureza, especialmente na formação e na prática dos professores. A desmotivação e desvalorização dos professores, assim como a necessidade de prepará-los para os desafios do mundo contemporâneo, foram questões importantes que emergiram durante a formação. Além disso, a proposta possibilitou um espaço de reflexão coletiva, fortaleceu o sentimento de pertencimento ao lugar de educadores dos professores, proporcionando um alicerce para lidar com os desafios educacionais atuais. Ao integrar Alfabetização Científica e interdisciplinaridade, é possível ampliar a compreensão da realidade de maneira mais profunda, promovendo aprendizagens significativas e práticas pedagógicas mais contextualizadas. ...
Abstract
The Thesis focuses on the teaching of Natural Sciences in High School, based on the principles of Scientific Literacy and interdisciplinarity. The general objective of the research was to evaluate how interdisciplinarity and Scientific Literacy can contribute to promoting new conceptions about teaching and learning, with high school teachers from public schools. Based on the assumption that teachers do not receive adequate conditions in their initial training to articulate an integrated teachin ...
The Thesis focuses on the teaching of Natural Sciences in High School, based on the principles of Scientific Literacy and interdisciplinarity. The general objective of the research was to evaluate how interdisciplinarity and Scientific Literacy can contribute to promoting new conceptions about teaching and learning, with high school teachers from public schools. Based on the assumption that teachers do not receive adequate conditions in their initial training to articulate an integrated teaching aimed at the development of Scientific Literacy, the proposal of a continuing education based on these concepts can help to fill these gaps. The study was characterized as qualitative research since it addresses a specific reality, representing the scenario of teacher training in the state public network of Rio Grande do Sul. It was structured as an action research and data collection occurred through bibliographic research and from a teacher training course. Data analysis was carried out based on Content Analysis (Bardin, 2016). The training plan aimed to stimulate dialogue among the participants, to create a significant process that favored new conceptions of teaching and learning through interdisciplinarity and Scientific Literacy in the teaching of Natural Sciences. The thesis was organized into five chapters, based on personal concerns about the role of the Natural Sciences teacher in the teaching and learning processes of students, in the context of significant transformations that occurred from the reform of the New High School started in 2017. The research results are presented in five articles already published or submitted, in addition to a sixth article in preparation, derived from other products of teacher training. The analyses and reflections presented in the results highlight the importance of interdisciplinarity and Scientific Literacy in strengthening the teaching of Natural Sciences, especially in the training and practice of teachers. The lack of motivation and devaluation of teachers and the need to prepare them for the challenges of the contemporary world were important issues that emerged during the training. In addition, the proposal enabled a space for collective reflection and strengthened the feeling of belonging to the place of educators of teachers, providing a foundation to deal with current educational challenges. By integrating Scientific Literacy and interdisciplinarity, it is possible to broaden the understanding of reality more deeply, promoting meaningful learning and more contextualized pedagogical practices. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Collections
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Multidisciplinary (2573)
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