Orquestrando o social na infância : aprendizagem musical e habilidades sociais em crianças do Projeto Trilhos Sonoros
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso buscou investigar a relação entre a aprendizagem musical no projeto Trilhos Sonoros na cidade de Canoas/RS e o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças que integram o referido projeto. A abordagem leva em conta uma educação não apenas tecnicista, mas que visa ao aprimoramento e ao desenvolvimento de habilidades sociais em crianças, de forma a oportunizar uma aprendizagem integral e uma formação mais engajada socialmente. Nesse sentido, o objet ...
O presente trabalho de conclusão de curso buscou investigar a relação entre a aprendizagem musical no projeto Trilhos Sonoros na cidade de Canoas/RS e o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças que integram o referido projeto. A abordagem leva em conta uma educação não apenas tecnicista, mas que visa ao aprimoramento e ao desenvolvimento de habilidades sociais em crianças, de forma a oportunizar uma aprendizagem integral e uma formação mais engajada socialmente. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é compreender o impacto de uma educação musical implicada em questões sociais e de que forma isso contribui com o desenvolvimento das habilidades sociais de crianças. Como aporte teórico, a pesquisa dialoga com autores e autoras da área das habilidades sociais, como: Del Prette e Del Prette (do campo da Psicologia) e Carlos Augusto Pinheiro Souto (do campo da Música). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, pois objetiva compreender o processo de desenvolvimento das habilidades sociais por meio da educação musical, valendo-se do relato de experiência (RE), a partir do qual os saberes e fazeres, bem como os contextos vivenciados, podem ser problematizados e ressignificados oportunizando, assim, a produção de novos conhecimentos a partir do tratamento científico. Pretende-se, assim, contribuir para a ampliação do debate sobre o desenvolvimento das Habilidades Sociais (HS) por meio da educação musical. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (447)
Este item está licenciado na Creative Commons License