Fioravante e o vazio : o desenho como estratégia de ausência
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Date
2016Type
Title alternative
Fioravante and the emptiness: the drawing as strategy of absence
Abstract in Portuguese (Brasil)
O artigo trata da produção de Marcos Fioravante e a estética do abandono, isolamen- to e vazio. O contraste entre o branco do papel e a sobreposição de zonas sombrias no desenho, que traz um caráter tátil ao desenho, são aqui relacionadas com a tensão entre a presença (do desenho) e a ausência (do referente, a fotogra- fia) O objetivo é refletir sobre uma possível filo- sofia da ausência e o desejo de transformação dos documentos de trabalho do artista em obras, e, com metodologia dialética, tr ...
O artigo trata da produção de Marcos Fioravante e a estética do abandono, isolamen- to e vazio. O contraste entre o branco do papel e a sobreposição de zonas sombrias no desenho, que traz um caráter tátil ao desenho, são aqui relacionadas com a tensão entre a presença (do desenho) e a ausência (do referente, a fotogra- fia) O objetivo é refletir sobre uma possível filo- sofia da ausência e o desejo de transformação dos documentos de trabalho do artista em obras, e, com metodologia dialética, tratar do tempo de espera e latência da fotografia e do desenho. ...
Abstract
The article surveys about Marcos Fio- ravante’s drawings, and his aesthetics of aban- donment, isolation and emptiness. The contrast of the paper’s whiteness and the overlaps of shad- ow zones brings a sense of tactility to drawing, here compared with the tension between the pres- ence (of drawing) and absence (of the reference, the photo). The goal is to think about a possible philosophy of absence and the desire of transfor- mation from artist’s documents in drawings, with dialectical methodo ...
The article surveys about Marcos Fio- ravante’s drawings, and his aesthetics of aban- donment, isolation and emptiness. The contrast of the paper’s whiteness and the overlaps of shad- ow zones brings a sense of tactility to drawing, here compared with the tension between the pres- ence (of drawing) and absence (of the reference, the photo). The goal is to think about a possible philosophy of absence and the desire of transfor- mation from artist’s documents in drawings, with dialectical methodology to think about the time of waiting and latency of photography and drawing. ...
In
Estudio: artistas sobre outras obras. Lisboa. Vol. 7, n. 16 (out./dez. 2016) ; p. 42-48
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