Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, Valéria Machado dapt_BR
dc.contributor.authorRapkiewicz, Clevi Elenapt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-06T06:42:24Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282143pt_BR
dc.description.abstractA disponibilidade de informação em diferentes mídias e formatos provoca a necessidade de ajustes nos processos de letramento. À escola, como principal agência de letramento dos alunos, cabe ofertar a estes experiências que os levem a desenvolver habilidades e competências para leitura e escrita de textos multimodais. Neste sentido, foi desenvolvido um projeto junto a uma turma de Educação de Jovens e Adultos, de um Colégio de Aplicação, no segundo semestre de 2012. O projeto visava ao letramento multimodal destes alunos por meio da produção de infográficos utilizando, como recurso, o Prezi. A análise do material pr od uz ido mostrou que mídi as 2.0 como Prezi são adequadas para este tipo de trabalho pois for am encontradas evidências de letramento multimodal nos alunos participantes do estudos. A pesquisa também mostrou que o domínio de um gênero multimodal, assim como um gênero textual, demanda tempo e atividades contínuas por parte dos professores.pt_BR
dc.description.abstractThe availability of information in different media and formats causes the need for adjustments in the processes of literacy. At school, as lead agency for literacy students, it is of fering the se experiences that lead them to develop skills and competencies for reading and writing multimodal texts. The refore, a project was developed together with a group of Youth and Adults, a School of Application, in the second half of 2012. The project aimed to multimodal literacy of these students through the production of infographics using as a resource, Prezi. The analysis showed that the material produced 2.0 as Prezi media are sui table for thi s kind of work becaus e it found evidence of multimodal literacy in students participating in the study. The survey also showed that the domain of a multimodal genre, as well as a genre, takes time and on going activities by teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n.3 (dez. 2013), não paginado.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMultimodalityen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning objectsen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectObjectsen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectClassificationen
dc.titleProdução de infográficos na Educação de Jovens e Adultos : um estudo do letramento multissemiótico a partir de mídias 2.0pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001212697pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record