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Diretrizes para a promoção do senso de presença na educação a distância
dc.contributor.author | Krassmann, Aliane Loureiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.contributor.author | Bercht, Magda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T06:42:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-5685 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282131 | pt_BR |
dc.description.abstract | Embora em ascensão, observa-se que a Educação a Distância (EAD) ainda possui uma percepção popular de qualidade inferior em comparação com o Ensino Presencial. Estima-se que carências como as de relações interpessoais, do uso de tecnologias mais interativas e dinâmicas, e da realização de práticas profissionais contribuam para essa percepção. Buscando atuar nestas fragilidades, esta pesquisapropõeum suporte midiático composto por Mundos Virtuais (MVs) e Non-Player Characteres (NPCs), com um destes NPCs integrado à tecnologia de Agente Conversacional, atuando na função de Companheiro Virtual. Como aspecto principal, investiga-se o senso de presença, um construto da dimensão afetiva definido como a sensação de “estar lá”.Um total de 132 estudantes realizou uma atividade extracurricular em um de três grupos: Controle, que utilizou o Ambiente Virtual de Aprendizagem web tradicional; Experimental, que utilizou o MV; e Real Experimental, que utilizou o MV com o Companheiro Virtual.Com base nos resultados e discussõese buscandoresponder à questão de pesquisa “Como promover o senso de presença de forma a contribuir com o processo de aprendizagem na EAD?” foi organizada uma estrutura com sete diretrizes que direcionam o uso das tecnologias mencionadas a fim de sebeneficiar de suas potencialidades | pt_BR |
dc.description.abstract | Although on the rise, it is observed that Distance Education (DE) still has a popular perception of lower quality in comparison with on-site or face-to-face teaching. It is estimated that lacks such as interpersonal relationships, the use of more interactive and dynamic technologies, and the realization of professional practices contribute to this perception. Seeking to act on these weaknesses, this researchproposesa media support composed of Virtual Worlds (VWs) and Non-Player Characters (NPCs), with oneof these NPCs integrated to the technology of Conversational Agents, acting in the role of Virtual Companion. As main aspect, the sense of presence is investigated, a construct from the affective dimension defined as the feeling of “being there”. A total of 132 students performed an extracurricular activity in one of three groups: Control, which used the traditional web Virtual Learning Environment; Experimental, which used the VW; and Real Experimental, which used the VW with the Virtual Companion. Based on the results and discussionand seeking to answer the research question “How to promote the sense of presence in order to contribute to the learning process in DE?”a structure was organized with seven guidelines that direct the use of the mentioned technologies in order to benefit from their potential | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 30 (2022), p. 542-572 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sense of presence | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Virtual worlds | en |
dc.title | Diretrizes para a promoção do senso de presença na educação a distância | pt_BR |
dc.title.alternative | Guidelines to promotethe sense of presence in distance education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001213388 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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