Show simple item record

dc.contributor.authorSchabbach, Leticia Mariapt_BR
dc.contributor.authorRamos, Marilia Pattapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:51:49Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn0034-9240pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282083pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa o papel das escolas de governo (EG) na formação dos servidores públicos brasileiros, apresentando um panorama dessas instituições e o perfil educacional do funcionalismo público. Também é examinado um caso emblemático de EG, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que ocupa lugar central na qualificação do serviço público do Brasil. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários sobre servidores públicos no Atlas do Estado Brasileiro (Ipea, 2015) e coleta de informações no Portal do Servidor (2015), e nas páginas institucionais das EG, em pesquisa realizada em 2017. Conclui-se que as escolas de governo são uma peça-chave para a constituição das capacidades estatais, no entanto, elas são encontradas em um número ínfimo de municípios (1%), justamente onde há maior quantidade de servidores públicos.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo analiza el papel de las escuelas públicas (EG) en la formación de servidores públicos brasileños, presentando una visión general de estas instituciones y del perfil educativo de los servidores públicos. También se examina un caso emblemático de EG, la Escuela Nacional de Administración Pública (Enap), que ocupa un lugar central en la calificación del servicio público en Brasil. La metodología se basó en una revisión bibliográfica, recolección de datos secundarios sobre servidores públicos en el Atlas del Estado brasileño (Ipea, 2015) y recolección de informaciones en el Portal del Servidor (2015), y en las páginas institucionales del GE, en investigación realizada en 2017 Se concluye que las escuelas públicas son un elemento clave en la creación de capacidades estatales, sin embargo, se encuentran en un número ínfimo de municipios (1%), precisamente donde existe la mayor cantidad de servidores públicos.es
dc.description.abstractThis article analyzes the role of government schools (EG) in the training of Brazilian public servants, presenting an overview of these institutions and the educational profile of public servants. An emblematic case of EG is also examined, the National School of Public Administration (Enap), which occupies a central place in the qualification of public service in Brazil. The methodology was based on a bibliographical review, collection of secondary data on public servants in the Atlas of the Brazilian State (Ipea, 2015) and collection of information on the Server Portal (2015), and on the institutional pages of the EG, in research carried out in 2017 It is concluded that government schools are a key element in the creation of state capabilities, however, they are found in a tiny number of municipalities (1%), precisely where there are the largest number of public servants.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Serviço Público. Brasília, DF. Vol. 75, n. 3 (jul./set. 2024), p. 557-579pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServidores públicoses
dc.subjectEscola Nacional de Administração Públicapt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectEscuelas de gobiernoes
dc.subjectEnapes
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCapacidades estataleses
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPublic servantsen
dc.subjectBrasil : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subjectGovernment schoolsen
dc.subjectState capabilitiesen
dc.titleAs escolas de governo e o desafio da formação dos servidores públicos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEscuelas de gobierno y el desafío de formación de servidores públicos en Brasil es
dc.title.alternativeGovernment school and the challenge of training public servants in Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001212436pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record