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dc.contributor.authorGrechoniak, José Alberto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Ana Elísia dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:51:37Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1518-5125pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282069pt_BR
dc.description.abstractTendo como marco teórico reflexões que reconhecem a cultura como um campo de disputas e que buscam construir uma política democrática do patrimônio, o trabalho revisita a história do Mercado Público de Lages, a partir do relato do filho de um ex-feirante. A adoção desse objeto de estudo se justifica pelo fato desse Mercado ter sido alvo de uma recente revitalização que se centrou nos aspectos físicos do edifício e apagou memórias dos que lá trabalharam. Com uma abordagem exploratória-qualitativa, objetiva-se analisar o referido relato e avaliar sua potencialidade para recompor uma memória-outra ou não hegemônica do Mercado, vindo a subsidiar novas pesquisas. Dividido em três partes, o trabalho apresenta o “contador de histórias”; descreve o mercado como “lugar” e “espaço”, revelando personagens, modos de trabalho e de sociabilização e fatos da luta de classe; e aborda traumas vividos na interdição e requalificação do edifício. Conclui-se que o Mercado suporta não uma história, mas histórias, devendo converter-se em um novo campo de investigação. Espera-se, com isso, dar sentidos mais amplos ao restrito espaço edificado, assegurar o direito à cidadania cultural e prospectar futuros mais democráticos na gestão patrimonial de Lages.pt_BR
dc.description.abstractTaking as a theoretical framework reflections that recognize culture as a field of dispute and that seek to build a democratic heritage policy, the article revisits the history of the Lages Public Market, based on the report of the son of a former marketer. The adoption of this object of study is justified by the fact that this Market was the target of a recent revitalization that focused on the physical aspects of the building and erased memories of those who worked there. With an exploratory-qualitative approach, the objective is to analyze the aforementioned report and evaluate its potential to recompose an other or non-hegemonic memory of the Market, coming to subsidize new research. Divided into three parts, the study presents the “storyteller”; describes the market as a “place” and “space”, revealing characters, ways of working and socializing and facts of the class struggle; and addresses traumas experienced during the closure and redevelopment of the building. It is concluded that the Market supports not a history, but stories, and should become a new field of investigation. This is expected to give broader meanings to the restricted built space, ensure the right to cultural citizenship and prospect for more democratic futures in Lages' heritage management.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofProjectare: revista de Arquitetura e Urbanismo. Pelotas. n. 15 (ago. 2024), p. 46-64pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemória urbanapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectCultural Heritageen
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectMercado publicopt_BR
dc.subjectPublic Marketen
dc.subjectLages (SC)pt_BR
dc.titleMemórias de um feirante : disputas da memória social na patrimonialização do Mercado Público de Lagespt_BR
dc.title.alternativeMemories of a marketer : social memory disputes in the patrimonialization of the Lages Public Marketen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001212454pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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