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dc.contributor.authorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Brunopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:51:16Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1982-6524pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282049pt_BR
dc.description.abstractQue conhecimentos e que metodologias os pesquisadores indígenas trazem para a academia? Que reflexões provocam suas atuações nos espaços acadêmicos de pesquisa? O que reverbera dessas presenças nas pesquisas em educação? Que aprendizagens são produzidas no encontro entre pesquisadores indígenas e não indígenas? O presente artigo, produzido em coautoria por um pesquisador kaingang e uma pesquisadora branca, decorre do encontro de ambos em um processo de pesquisa que constituiu o mestrado e o doutorado do estudante indígena no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Questiona o sentipensar nas pesquisas acadêmicas a partir dos princípios filosóficos kaingang da complementaridade e da reciprocidade, que são a base para as metodologias colaborativas nas pesquisas com educação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço Ameríndio. Porto Alegre, RS. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2024), p. 182-201pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectẼg jykre mréen
dc.subjectComplementaridadept_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectke pẽen
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectJagnẽ kanhkã mré mũen
dc.subjectJagnẽ mré han keen
dc.titleMetodologias colaborativas nas pesquisas com educação e povos indígenas : história de um processopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001212294pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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