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dc.contributor.authorAlmeida Neto, Honor dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Everton Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorCastro, Henrique Carlos de Oliveira dept_BR
dc.contributor.authorMoura, José Antonio Ribeiro dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:50:25Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282002pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo principal investigar o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação nasrelações humanas e sociais, no que tange ao sentimento de felicidade e de bem-estar subjetivo. Em outras palavras, procuramos demonstrar, como hipótese de trabalho, quehá uma relação estreita entre as novas mediações sociais e a instauração de uma cultura mais autônoma e, portanto, de bem-estar, que está na gênese da Sociedade em Rede nesta Era Digital. Redes sociais constituem-se em uma plataforma digital que possibilita e potencializa a autocomunicação de massas, a sociabilidade, cuja prática tende a instauraruma cultura ligada à autonomia e ao empoderamento, criando o processo de individuação. Os dados analisados de nossa pesquisa apontam que pessoas mais conectadas na rede tendem a ser mais felizes, nutrindo um sentimento de maior liberdade e autonomia. A base empírica deste artigo é a Sétima Onda da Pesquisa Mundial de Valores (WVS, 2017-2020),pesquisa quantitativa, tipo survey, que utilizaremos para demonstrar nosso argumento.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this article is to investigate theimpact of new information and communication technologies on human and socialrelations, with regard to the feeling ofhappiness and subjective well-being. In otherwords, we try to demonstrate, as a working hypothesis, that there is a close relationship between the new social mediations and the establishment of a more autonomous culture and, therefore, of well-being, which is in the genesis of the Network Society inthis Digital Age. Social networks are a digital platform that enables and enhances mass self-communication, sociability, whose practice tends to establish a culture linked to autonomy and empowerment, creatingthe process of individuation. The data analyzed in our research show that people who are more connected to the network tend to be happier, nurturing a feeling of greater freedom and autonomy. The empirical basis ofthis article is the seventh wave of the World Values Survey (WVS, 2017-2020), a quantitative survey type survey, which we will use to demonstrate our argument.en
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo investigar el impacto de las nuevas tecnologías dela información y la comunicación en las relaciones humanas y sociales, en lo que respecta al sentimiento de felicidad y bienestar subjetivo. Es decir, buscamos demostrar, como hipótesis de trabajo, que existe una estrecha relación entre las nuevas mediaciones sociales y el establecimiento de una cultura más autónoma y, por tanto, del bienestar, que está en la génesis de la Red. Sociedad en esta era digital. Las redes sociales constituyen una plataforma digital que posibilita y potencia la autocomunicación masiva, la sociabilidad, cuya práctica tiende a establecer una cultura ligada a la autonomía y al empoderamiento, generando el proceso de individuación. Los datos analizados de nuestra investigación muestran quelas personas que están más conectadas a la red tienden a ser más felices, alimentando un sentimiento de mayor libertad y autonomía. La base empírica de este artículo es la Séptima Ola de la Encuesta Mundial de Valores (WVS, 2017-2020), una encuesta cuantitativa, que usaremos para demostrar nuestro argumento.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofResearch, society and development. Itabira, MG. Vol. 10, n. 16 (2021), e95101623518, p. 1-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectHappinessen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectInterneten
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.subjectIndividuationen
dc.subjectNetwork societyen
dc.subjectMass self-communicationen
dc.subjectFelicidades
dc.subjectIndividuaciónes
dc.subjectSociedad redes
dc.subjectAutocomunicación masivaes
dc.titleAs perspectivas da felicidade na era digital : o caso brasileiropt_BR
dc.title.alternativeThe prospects of happiness in the digital age : the brazilian caseen
dc.title.alternativeLas perspectivas de la felicidad en la era digital : el caso brasileñoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001212155pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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