Resistir e reexistir em meio às águas : sobre vídeos educativos na e após a enchente de Porto Alegre de 2024
dc.contributor.author | Costa, Ana Elísia da | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Cabral | pt_BR |
dc.contributor.author | Cidade, Daniela Mendes | pt_BR |
dc.contributor.author | Caron, Daniele | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Aline Nunes da | pt_BR |
dc.contributor.author | Fraga, Júlia da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Kaefer, Maria Clara Mallmann | pt_BR |
dc.contributor.author | Tusset, Natália | pt_BR |
dc.contributor.author | Conrad, Dandara Eli | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Ayana da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Frainer, Victor Antônio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T06:50:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-0167 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281997 | pt_BR |
dc.description.abstract | As enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul evidenciaram graves problemas socioespaciais. Em Porto Alegre, as comunidades já vulneráveis foram as mais afetadas. Acolhidas em abrigos improvisados, elas foram dispersadas pela cidade e viveram processos de “distanciamento social”. Acompanhando sistematicamente essas comunidades, o Margem-Lab (PROPUR-UFRGS) propôs ações emergenciais de apoio ao enfrentamento dos seus desafios pós-enchente, como a produção de vídeos educativos- -informativos que promovessem uma mínima autonomia para a reconstrução da vida em comunidade. Propomos apresentar tais ações e, por uma análise quantitativo-exploratória, discutir enunciados do projeto de pesquisa-ensino-extensão em que a ação se insere, evidenciando os processos dialógicos e interdisciplinares e os impactos na formação de estudantes e na sociedade. Entre fragilidades e potencialidades, destaca-se a instauração de um discurso ético-estético-político que buscou dialogar com comunidades invisibilizadas e construir recursos para suas lutas presentes e futuras. | pt_BR |
dc.description.abstract | vulnerable communities were the most affected. Covered in improvised shelters, they were dismissed by the city and experienced processes of “social distancing.” Systematically monitoring these communities, the Margem-Lab (PROPUR-UFRGS) proposed emergency actions to support their post-flood challenges, such as producing educational-informative videos that promote minimal autonomy for the reconstruction of community life. We propose to present these actions and, through a quantitative- -exploratory analysis, discuss statements from the research-teaching-extension project in which the action is inserted, highlighting the dialogical and interdisciplinary processes and the impacts on student training and society. Among weaknesses and potentialities, the establishment of an ethical- -aesthetic-political discourse stands out, aiming to engage with marginalized communities and build resources for their present and future struggles. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da Extensão. Porto Alegre, RS. n. 29 (set. 2024), p. 63-85 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educational videos | en |
dc.subject | Enchente | pt_BR |
dc.subject | Ação social | pt_BR |
dc.subject | Community action | en |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Flood in Porto Alegre of 2024 | en |
dc.title | Resistir e reexistir em meio às águas : sobre vídeos educativos na e após a enchente de Porto Alegre de 2024 | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212351 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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