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dc.contributor.authorCosta, Ana Elísia dapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Cabralpt_BR
dc.contributor.authorCidade, Daniela Mendespt_BR
dc.contributor.authorCaron, Danielept_BR
dc.contributor.authorRosa, Aline Nunes dapt_BR
dc.contributor.authorFraga, Júlia da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorKaefer, Maria Clara Mallmannpt_BR
dc.contributor.authorTusset, Natáliapt_BR
dc.contributor.authorConrad, Dandara Elipt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ayana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFrainer, Victor Antôniopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:50:21Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2238-0167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281997pt_BR
dc.description.abstractAs enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul evidenciaram graves problemas socioespaciais. Em Porto Alegre, as comunidades já vulneráveis foram as mais afetadas. Acolhidas em abrigos improvisados, elas foram dispersadas pela cidade e viveram processos de “distanciamento social”. Acompanhando sistematicamente essas comunidades, o Margem-Lab (PROPUR-UFRGS) propôs ações emergenciais de apoio ao enfrentamento dos seus desafios pós-enchente, como a produção de vídeos educativos- -informativos que promovessem uma mínima autonomia para a reconstrução da vida em comunidade. Propomos apresentar tais ações e, por uma análise quantitativo-exploratória, discutir enunciados do projeto de pesquisa-ensino-extensão em que a ação se insere, evidenciando os processos dialógicos e interdisciplinares e os impactos na formação de estudantes e na sociedade. Entre fragilidades e potencialidades, destaca-se a instauração de um discurso ético-estético-político que buscou dialogar com comunidades invisibilizadas e construir recursos para suas lutas presentes e futuras.pt_BR
dc.description.abstractvulnerable communities were the most affected. Covered in improvised shelters, they were dismissed by the city and experienced processes of “social distancing.” Systematically monitoring these communities, the Margem-Lab (PROPUR-UFRGS) proposed emergency actions to support their post-flood challenges, such as producing educational-informative videos that promote minimal autonomy for the reconstruction of community life. We propose to present these actions and, through a quantitative- -exploratory analysis, discuss statements from the research-teaching-extension project in which the action is inserted, highlighting the dialogical and interdisciplinary processes and the impacts on student training and society. Among weaknesses and potentialities, the establishment of an ethical- -aesthetic-political discourse stands out, aiming to engage with marginalized communities and build resources for their present and future struggles.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Extensão. Porto Alegre, RS. n. 29 (set. 2024), p. 63-85pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational videosen
dc.subjectEnchentept_BR
dc.subjectAção socialpt_BR
dc.subjectCommunity actionen
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectFlood in Porto Alegre of 2024en
dc.titleResistir e reexistir em meio às águas : sobre vídeos educativos na e após a enchente de Porto Alegre de 2024pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001212351pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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