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dc.contributor.advisorTatsch, Ana Luciapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Iago Luiz dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-04T06:54:38Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281970pt_BR
dc.description.abstractO trabalho teve como objetivo principal o exame do alcance da política de expansão do ensino superior e tecnológico implementada no Brasil em apoiar a construção de capacitações em nível regional apropriadas à complexificação da estrutura produtiva. O objetivo foi alcançado através de três ensaios que tiveram o papel de compreender as nuances relacionadas à produção de conhecimento formal e o desenvolvimento econômico do ponto de vista teórico, histórico e empírico, respectivamente. A construção do referencial analítico e histórico basearam a análise do caso específico da política. No primeiro ensaio, buscou-se um diálogo entre abordagens: da Complexidade Econômica, da Economia do Desenvolvimento com parte da Economia da Tecnologia (Hélice Tripla e Neo-schumpeterianos) para melhor compreender a influência da construção do conhecimento formal para o desenvolvimento da estrutura produtiva, considerando aspectos institucionais. A conclusão do Ensaio 1 aponta para a importância do conhecimento formal na complexificação das economias, particularmente em países periféricos. Esse resultado pode ter importante implicações para trabalhos futuros que busquem investigar as relações do conhecimento formal e suas influências no setor produtivo. No segundo ensaio, investigou-se a relevância da universidade para o desenvolvimento econômico, tanto do ponto de vista teórico como do ponto de vista histórico. Nessa toada, destaca-se como a literatura aborda a importância da universidade e discute-se suas funções clássicas, bem como a maneira que as transformações no processo inovativo têm determinado à universidade novos papéis, evidenciando a pertinência do desenvolvimento conjunto dessas instituições com as firmas. Enfatiza-se, ainda, a importância das capacidades internas de cada um – capacidades acadêmicas para a universidade e capacidades absortivas para as empresas. Do ponto de vista histórico, o trabalho mapeou a trajetória da universidade desde suas funções iniciais com o treinamento de mão de obra até seu papel como produtora de pesquisa científica. No terceiro ensaio, analisou-se a implementação da política de expansão da rede federal de ensino superior e tecnológico e suas implicações para o desenvolvimento e complexificação da estrutura produtiva brasileira a partir da proposição do Índice de Aproveitamento de Potencialidades (IAP), que busca compreender a demanda por conhecimento formal após a identificação dos setores com potencial de complexificação da estrutura produtiva de cada estado. A estimação realizada indica uma heterogeneidade dos resultados acerca da implementação da política em diferentes estados, bem como não revela tendências explícitas capazes de explicar tais diferenças. A hipótese mais plausível capaz de explicar em alguma medida as diferenças de implementação entre os estados reside na falta de coordenação da política no âmbito de sua implementação nas instituições de ensino superior e tecnológico. Nesse sentido, é possível verificar a inexistência de articulação entre a implementação da expansão da oferta de vagas nas instituições federais de ensino superior e técnico e uma estratégia em nível federal, que conferiria uma noção de unidade à política em questão. Sendo assim, a política teve um alcance limitado em apoiar a construção de capacitações em nível regional apropriadas à complexificação da estrutura produtiva. O trabalho reconhece barreiras metodológicas relacionadas às métricas de comércio internacional em se tratando de uma economia com importante mercado interno, além de destacar a importância de investigações mais detalhadas sobre as especificidades locais de cada estado.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of the work was to examine the scope of the higher and technological education expansion policy implemented in Brazil in supporting the construction of capabilities at a regional level appropriate to the complexification of the productive structure. The objective was achieved through three essays that had the role of understanding the nuances related to the production of formal knowledge and economic development from a theoretical, historical and empirical point of view, respectively. The construction of the analytical and historical framework was based on the analysis of the specific case of the policy. In the first essay, a dialogue was sought between approaches: Economic Complexity, Development Economics with part of the Economics of Technology (Triple Helix and Neo-Schumpeterians) to better understand the influence of the construction of formal knowledge for the development of the productive structure, considering institutional aspects. The conclusion of Essay 1 points to the importance of formal knowledge in the complexification of economies, particularly in peripheral countries. This result may have important implications for future work that seeks to investigate the relationships between formal knowledge and its influences on the productive sector. In the second essay, the relevance of the university for economic development was investigated both from a theoretical and historical point of view. In this vein, it stands out how the literature addresses the importance of the university and discusses its classic functions, as well as the way in which transformations in the innovative process have given the university new roles, highlighting the relevance of the joint development of these institutions with firms. The importance of each person's internal capabilities is also emphasized – academic capabilities for universities and absorptive capabilities for companies. From a historical point of view, the work mapped the university's trajectory from its initial functions with workforce training to its role as a producer of scientific research. In the third essay, the implementation of the expansion policy of the federal higher and technological education network was analyzed and its implications for the development and complexification of the Brazilian productive structure based on the proposition of the Potential Utilization Index (IAP), which seeks to understand the demand for formal knowledge after identifying sectors with the potential to complexify the productive structure of each state. The estimation carried out indicates a heterogeneity in the results regarding the implementation of the policy in different states and does not reveal explicit trends capable of explaining such differences. The most plausible hypothesis capable of explaining to some extent the differences in implementation between states lies in the lack of policy coordination within the scope of its implementation in higher education and technological institutions. In this sense, it is possible to verify the lack of articulation between the implementation of the expansion of vacancies in federal higher and technical education institutions and a strategy at federal level, which would provide a notion of unity to the policy in question. Therefore, the policy had a limited scope in supporting the construction of capabilities at a regional level appropriate to the complexification of the productive structure. The work recognizes methodological barriers related to international trade metrics in the case of an economy with an important domestic market. In addition to highlighting the importance of more detailed investigations into the local specificities of each state.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrazilian economyen
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEconomic growthen
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectEconomic complexityen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subjectHigher and Technological Education Expansion Policyen
dc.titleEnsaios sobre universidade e complexidade econômica: uma análise da política de expansão do ensino superior e tecnológico no brasil entre os anos 2003 e 2014pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001217103pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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