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dc.contributor.advisorKraemer, Graciele Marjanapt_BR
dc.contributor.authorVaz, Luciana Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-04T06:54:17Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281957pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, as mobilizações políticas e lutas culturais da comunidade surda no Brasil têm promovido uma educação bilíngue para surdos, reconhecendo-se a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legítimo de comunicação desde 2002. A legislação educacional tem sido fundamental para garantir a inclusão dos surdos em todos os níveis educacionais, estabelecendo a Libras como primeira língua e, o Português escrito, como segunda língua, além de assegurar a presença de intérpretes de Libras nas salas de aula. Apesar desses avanços, ainda existem barreiras significativas para a inclusão dos sujeitos surdos no Ensino Superior. A acessibilidade linguística continua sendo um desafio, impactando tanto no ingresso quanto na permanência e na formação dos estudantes surdos. Mesmo com as políticas de expansão e democratização do acesso ao Ensino Superior, estas não têm atendido adequadamente às necessidades linguísticas específicas dos surdos. Este estudo aborda a formação do sujeito surdo no Ensino Superior, motivado pela questão acerca de quais as condições de possibilidade para que os sujeitos surdos invistam na formação profissional, considerando-se distintos cursos em nível superior? O objetivo é identificar, analisar e discutir as condições de possibilidade de formação profissional no Ensino Superior aos alunos surdos. Nesse viés, foram elencados como objetivos específicos, analisar as condições para a acessibilidade linguística na formação de estudantes surdos; compreender as implicações das políticas de ações afirmativas para a inclusão de estudantes surdos no Ensino Superior; e examinar as condições de possibilidade para a formação dos sujeitos surdos no Ensino Superior. A metodologia percorrida conta com a consulta de um referencial teórico atualizado, somada às entrevistas realizadas com três surdos que concordaram em participar do estudo. As entrevistas aconteceram com a ajuda da tecnologia da informação. O estudo revelou a importância da acessibilidade linguística e do fortalecimento da cultura e identidades surdas, além das políticas de ações afirmativas.pt_BR
dc.description.abstractIn recent decades, the political mobilizations and cultural struggles of the deaf community in Brazil have promoted bilingual education for the deaf, with Brazilian Sign Language (Libras) being recognized as a legitimate means of communication since 2002. Educational legislation has been fundamental in ensuring the inclusion of deaf individuals at all levels of education, establishing Libras as the first language and written Portuguese as the second language, in addition to ensuring the presence of Libras interpreters in classrooms. Despite these advances, significant barriers to the inclusion of deaf individuals in higher education still exist. Linguistic accessibility remains a challenge, impacting the admission, retention, and education of deaf students. Even with policies aimed at expanding and democratizing access to higher education, these have not adequately addressed the specific linguistic needs of the deaf. This study examines the education of deaf individuals in higher education, motivated by the question: What are the conditions for deaf individuals to invest in professional training across different higher education courses? The objective is to identify, analyze, and discuss the conditions that enable deaf students to receive professional training in higher education. In this context, the following specific objectives were listed: to analyze the conditions for linguistic accessibility in the training of deaf students; to understand the implications of affirmative action policies for the inclusion of deaf students in higher education; and to examine the conditions that make it possible for deaf students to receive training in higher education. The methodology used includes consulting an updated theoretical framework and conducting interviews with three deaf students who agreed to participate in the study. The interviews were conducted with the help of information technology. The study revealed the importance of linguistic accessibility and the strengthening of deaf culture and identities, in addition to affirmative action policies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeaf educationen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectTrainingen
dc.titleA formação dos sujeitos surdos no ensino superior : um estudo de caso no rio grande do sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001217012pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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