Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorHennington, Élida Azevedopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Gideon Borges dospt_BR
dc.contributor.authorPasche, Dário Fredericopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-04T06:52:59Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn0303-7657pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281939pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do artigo, de natureza teórica, é discutir a formação em saúde tomando como referência a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), que no ano de 2022 completou dez anos. Essa reflexão crítica está baseada em revisão de literatura e na experiência profissional dos autores em ensino, pesquisa e serviços no campo da Saúde Coletiva/Saúde do Trabalhador. A PNSTT preconiza a capacitação e o desenvolvimento da força de trabalho em saúde de nível médio e superior, com prioridade às equipes de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária/ Estratégia Saúde da Família. A formação em saúde deve considerar o trabalho em sua função ontogenética enredada no sistema capitalista que o transforma, paradoxalmente, em afirmação e negação do sujeito: pelo trabalho nos tornamos humanos e sob as regras do capital o trabalho se torna arriscado e adoecedor. A formação enseja a construção de modos de trabalho conjunto e diálogo permanente entre trabalhadores e demais atores sociais, desde o planejamento até a efetivação e posterior avaliação dos projetos formativos em saúde, trabalho e ambiente. Atuando de forma democrática, coletiva e organizada, é possível reinventar práticas concretas de educação e trabalho na perspectiva da formação cidadã.pt_BR
dc.description.abstractThis theoretical article aims to discuss health training by taking as a reference the National Worker’s Health Policy (PNSTT), which celebrated its 10th anniversary in 2022. This critical reflection is based on a literature review and on the authors’ professional experience in teaching, research and services in the field of Collective Health/Occupational Health. The PNSTT advocates for the training and development of the mid and higher-level health workforce, with priority given to Health Surveillance and Primary Care/Family Health Strategy teams. Health education must consider work in its ontogenetic function, entangled in the capitalist system that paradoxically transforms it into an affirmation and denial of the subject: through work we become human and under the rules of capital, work becomes risky and unhealthy. Training gives rise to the construction of joint strategies and permanent dialogue between workers and other social actors, from planning to implementation, and the subsequent evaluation of training projects in health, work and environment. Acting in a democratic, collective and organized way, it is possible to reinvent concrete practices of education and work from the perspective of citizen formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de saúde ocupacional. Vol. 49 (2024), e4, 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectOccupational health policyen
dc.subjectPolítica de saúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectOccupational healthen
dc.titleDez anos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e os desafios da formação para (trans)formação do trabalhopt_BR
dc.title.alternativeTen years of the National Occupational Health Policy and the challenges of health education for (trans)formation of work en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001198989pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem